Segurança Pública do DF terá nova sede

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) terá uma nova sede. A ideia é integrar as forças. A obra de R$ 15 milhões vai permitir reunir todos os servidores da pasta num mesmo local, abrigando secretarias que até então atuavam em locais diferentes, economizando com aluguel e centralizando os trabalhos. O período estimado para conclusão das obras é de 24 meses, com inauguração prevista para agosto de 2025, ainda na atual gestão de Ibaneis Rocha. O lançamento da obra ocorreu nesta semana.

Recursos de bancada

A Secretaria de Segurança tem em 10 áreas dispersas e que serão unificadas em um único espaço. O novo prédio terá subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos, com área total construída de 4.812,61 m² no Setor de Administração Municipal (SAM). A obra é financiada com recursos federais, por meio de emenda de bancada, e distritais (contrapartida) com operação de crédito entre o GDF e o Banco do Brasil. Atualmente, a SSP-DF conta com um edifício construído na década de 1970, onde estão alocadas equipes administrativas e operacionais da pasta.

Distrital pede interrupção de cruzamento que causou morte de motociclista

O deputado distrital Ricardo Vale (PT) pediu ao Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) a interrupção do cruzamento da BR-020 com a DF-440, no viaduto do Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci, em Sobradinho. O pedido ocorreu após os relatos dos usuários alegando que a nova interseção causou uma verdadeira confusão no trânsito. Na noite de quarta-feira, um motociclista morreu após colidir contra um caminhão, justamente no cruzamento. O parlamentar pede, além da interrupção, estudos que apontem uma solução segura para o fluxo viário da região.

Trabalho sério

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) considerou bastante competente o trabalho da Polícia Civil do DF na investigação sobre os atos de 8 de janeiro. A CPI dos Atos Antidemocráticos ouviu o diretor do Departamento de Combate à Corrupção (Decor), Leonardo de Castro. “A Polícia Civil fez um trabalho sério”, diz o deputado da oposição.

Novos beneficiários do Jovem Candango

O programa de formação técnico profissional de adolescentes do Distrito Federal, Jovem Candango, abre espaço para novos beneficiários. Depois de destinar vagas aos órfãos de vítimas de feminicídio e aos adolescentes em situação de rua, a iniciativa reservará 10% das oportunidades para os filhos dos catadores de recicláveis do DF com idade entre 14 e 18 anos. “Entendemos que a população jovem mais vulnerável do DF precisa ser atendida com programas como esse, então vamos priorizá-la na seleção do Jovem Candango”, afirma o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso. “Além disso, essa foi uma solicitação feita pelas próprias cooperativas durante uma reunião do grupo de trabalho criado pelo governo”, acrescenta.

Mulheres são as mais prejudicadas pela reforma da previdência

Na abertura da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Pública na Câmara dos Deputados, a advogada especialista em Direito Previdenciário Thais Riedel falou sobre as mudanças que a reforma da previdência provocou na vida dos servidores públicos. A advogada disse que a reforma da previdência de 2019 foi feita sem análise dos riscos a que os trabalhadores do regime geral de previdência e servidores públicos estão expostos. “Considero que as mulheres servidoras públicas foram as maiores prejudicadas. O tempo de contribuição dessas trabalhadoras pode até ter diminuído, mas o modelo de cálculo do benefício é o mesmo que o usado para a aposentadoria dos homens. Consequentemente, é claro que a mulher receberá menos”, afirmou a advogada.

Intercâmbio internacional

A ofensiva da EBC em busca de inserção internacional continua nesta semana com a participação do presidente da empresa, o jornalista Hélio Doyle, no Brics Media Forum, em Johanesburgo, na África do Sul. Estarão lá não só representantes de agências e emissoras públicas da Rússia, Índia, China e África do Sul como de outros países que não integram os Brics. Doyle terá também uma reunião com dirigentes da South África Broadcasting Company (SABC), iniciando as negociações para um acordo com a EBC. A nova gestão da EBC já assinou acordos de cooperação com mídias públicas da China, Portugal e Argentina e em setembro assinará com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Só Papos

“Quantas pessoas foram vítimas do estelionato que o senhor praticou? (….) O bandido aqui que foi preso é o senhor. O senhor foi condenado. O senhor é inocente como o presidente Lula?”

Senador Sérgio Moro (União-PR)

“Li as conversas de Vossa Excelência, a parte privada, e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes. Eu sou inocente”

Walter Delgatti, investigado por hackear telefones de várias autoridades públicas