teste de covid
teste de covid Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press teste de covid

Saúde cobrará prejuízos de empresas que cometeram irregularidades em testes de covid

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital – Por Ana Maria Campos

Requerimento do ex-secretário de Saúde

A auditoria da Controladoria-Geral do DF que apontou irregularidades na aquisição de kits para testes de covid-19, divulgada pelo Correio, foi requerida pelo ex-secretário de Saúde Francisco de Araújo, para averiguar eventuais falhas no processo de aquisição. Ocorreu antes da deflagração da Operação Falso Negativo. Os resultados serão usados como base da Secretaria de Saúde para cobrar prejuízos acusados pelas empresas contratadas.

Deputado quer votar

Vida de suplente é dura. Num dos momentos mais importantes do ano legislativo, a votação da LDO, a deputada Celina Leão (PP), que estava na Secretaria de Esporte e Lazer, reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados ontem, deixando Tadeu Filippelli (MDB) de fora. Já é de praxe. No começo do ano, tem eleição da Mesa Diretora e o orçamento e liberação de emendas parlamentares. Todo deputado quer participar. No Executivo, Celina deixou uma assessora de confiança, Gizelle Ferreira de Oliveira, como secretária.

Ausência

Ao contrário de outras solenidades de posse no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o governador do DF não participou da cerimônia de recondução da procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa. Ibaneis Rocha foi representado pelo vice-governador Paco Britto (Avante), presencialmente, e pela procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão, por videoconferência.

Internado com covid

O coronel da reserva da PM Rogério Leão está internado desde quarta-feira na UTI do Hospital Santa Lúcia Norte com covid-19. Está com 75% dos pulmões comprometidos. A doença começou há 10 dias, quando o ex-chefe da Casa Militar do governo Agnelo Queiroz começou a sentir dor no corpo, tosse, febre e dificuldades para respirar. Na segunda-feira, o coronavírus havia tomado 30% dos pulmões. Na quarta, chegou a 75%. Leão, que estava cauteloso na pandemia, fica imaginando como se contaminou. “Tomei todo cuidado durante todos esses meses. Fiz toda uma retrospectiva. Só pode ser de alguém assintomático”, afirmou.