9BEF5961-6421-4D5C-9376-883678D8B162

Fabiana Costa Barreto assume segundo mandato à frente do MPDFT

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Como não poderia deixar de ser, o discurso de recondução da procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, foi centrado no agradecimento a todos que colaboraram no seu primeiro mandato e nos desafios que a pandemia do novo coronavírus apresenta para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

Numa solenidade virtual, transmitida pelo aplicativo Zoom e pelo canal do MPDFT no YouTube, Fabiana se disse honrada de comandar um dos ramos do Ministério Público da União (MPU), tendo Augusto Aras como procurador-geral da República. “O isolamento, a perda de tantas vidas, o sofrimento que vimos nos últimos meses nos encorajam a lutar e a agradecer”, afirmou.

 

E acrescentou: “Lutar contra esse estado de pandemia e suas consequências nefastas, que agravam o sistema de saúde, a economia, o desenvolvimento social. Agradecer porque permanecemos sadios e unidos na busca de soluções, tão necessárias quanto urgentes”.

 

Fabiana agradeceu à equipe de servidores e colegas, ao presidente Jair Bolsonaro por reconduzi-la a novo mandato e aos políticos e magistrados que acompanharam a solenidade.

Também fez uma referência especial ao marido, Alexandre Barreto, às filhas, Ísis e Lígia, e ao pai, Domingos José.

 

Na mesa, no auditório do MPDFT, Fabiana estava acompanhada por Augusto Aras, que presidiu a cerimônia, e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins.

 

No auditório, o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), representou o governador Ibaneis Rocha. A procuradora-geral do DF, Ludmilla Galvão, acompanhou por videoconferência.

 

O vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), participou em nome do presidente, Rafael Prudente (MDB), e demais distritais.

 

Por videoconferência, assistiram à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do DF, Romeu Gonzaga Neiva, além dos desembargadores Arnoldo Camanho e Sandra de Santis.

Ex-procurador-geral de Justiça do DF, o ministro do STJ Rogério Schietti também acompanhou. Pela PGR, a subprocuradora-geral da República Ella Viecko. A deputada Bia Kicis (PSL-DF) também assistiu on-line.