Por Ana Maria Campos — A ong Ranking dos Políticos divulgou o levantamento dos melhores congressistas da atual legislatura dentro de seus critérios. Na lista relacionada ao DF, a senadora Damares Alves (Republicanos) lidera com 7,12 pontos, seguida pelo deputado Alberto Fraga (PL), com 6,87 pontos, e pela deputada Bia Kicis (PL), com 6,77. Em quarto e quinto, aparecem respectivamente o senador Izalci Lucas (PSDB), com 6,73, e o deputado Fred Linhares (Republicanos), com 5,74. A entidade se apresenta como uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público.
“Nossos critérios não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações”, afirmam. Mas é certo que o olhar da entidade prestigia os congressistas de direita. No placar geral, os mais ranqueados são críticos ao governo Lula. O primeiro com 9 pontos é o senador Efraim Filho (União-PB), seguido por Laercio Oliveira (PP-SE), Adriana Ventura (Novo-SP), Eduardo Girão (Novo-CE) e Tereza Cristina (PP-MS).
Os mais afinados com o governo Lula estão na lanterna. A deputada Érika Kokay (PT-DF) está em 484° entre 586 políticos. A senadora Leila Barros (PDT-DF) aparece em 226°. O deputado Professor Reginaldo Veras (PV-DF) está em 288°. O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), está em último com zero pontos, empatado com o senador Cid Gomes (PDT-CE).
—————
O Conselho Federal de Medicina (CFM) acatou recurso e derrubou decisão que retirava da disputa pelo CRM a chapa 2 (Pela medicina e médicos do DF). A cassação do grupo havia sido deferida pela Comissão Regional Eleitoral, a pedido da chapa 1 (Pode contar comigo), base no fundamental de que um dos integrantes foi demitido do serviço público há menos de oito anos, o que o torna inelegível. O entendimento do CFM foi de que não há no processo prova da data do desligamento do médico dos quadros do emprego público. Além disso, caso a chapa seja vitoriosa, o candidato poderá ser substituído. A eleição ocorre em 14 e 15 de agosto.
—————
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres já deve ter percebido que precisa falar para escapar de uma condenação dura no STF. Hoje é dia de ser político ao depor na CPMI dos Atos Golpistas. Ele vai ao Congresso exatos sete meses após o 8 de janeiro. Tempo de inferno pessoal.
—————
“Quem ama protege”
Deputada distrital Doutora Jane (MDB), na sessão solene em homenagem aos 17 anos da Lei Maria da Penha
—————
Hoje é comemorado o Dia do Pedestre. Para marcar a data, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebe um evento com debates sobre propostas legislativas locais em benefício dos pedestres. Também haverá apresentação de pesquisas sobre as “Travessias do Eixão” e palestra sobre o tema com o professor Frederico Holanda, da Universidade de Brasília (UnB). A atividade, que faz parte da Semana do Caminhar 2023, é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. O evento será realizado na sala de treinamento 1, das 9h30 às 12h. Também haverá transmissão pelo canal do MPDFT no YouTube.
—————
A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) tirou um tempinho na sua agenda para retribuir a visita de cortesia que o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes (PSD), fez ao seu gabinete quando foi nomeado. Ela começou a semana visitando Cláudio na sede da pasta, que fica na Biblioteca Nacional de Brasília. Aproveitou para dar um abraço no amigo e falar um pouco sobre a política cultural do DF.
—————
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Latin Link Consultoria, Ruy Coutinho, estará na Universidade de Columbia, em New York, no próximo mês, participando do Brazfil Climate Summit. Trata-se de reunião com líderes empresariais, investidores e organizaçõe multilaterais para discutir a posição do Brasil no processo de descarbonização global e no uso de energias limpas.
—————
“Eu sempre tive o mais profundo respeito pelo Ministério Público. É uma das instituições que eu idolatrava neste país. Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muita confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprados que achava que poderiam tomar o poder atacando todo mundo ao mesmo tempo”
Presidente Lula, no programa Conversa com o Presidente, da TV Brasil
“Ao atacar o MPF, Lula ataca as instituições democráticas. Por muito menos tem gente sendo investigada pelo STF e presa. Certamente o ministro Alexandre de Moraes já determinou a instauração de um inquérito…”
Ex-procurador da República, ex-coordenador da Operação Lava-Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…