Leila do Vôlei
Leila do Vôlei Bruno Peres/CB/D.A Press Leila do Vôlei

Rumores de que Leila pode deixar o PSB pegam mal

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Pegaram mal no PSB os rumores de que a senadora Leila Barros, no PSB, recebeu convite para se filiar ao Podemos. Além de compartilhar posições no Senado, Leila teria também a mesma legenda que o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF).

O PSB fez grande esforço financeiro para elegê-la, há dois anos, e aposta no sucesso de seu mandato para uma candidatura ao governo em 2022, com Rodrigo Rollemberg concorrendo ao Senado ou a um mandato de deputado federal.

Negativo

Deu negativo o teste de covid-19 da deputada Júlia Lucy (Novo, foto). Boa notícia para a distrital, que teve contato com o deputado Hermeto Neto (MDB), que está com a doença, durante sessão presencial para eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa na última terça-feira. Hermeto já estava contaminado.

Fundos públicos aprovados

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) conseguiu aprovar, neste final de ano parlamentar, dois importantes projetos de lei nas áreas da educação e da Ciência e Tecnologia. Relator do projeto do Fundeb (Fundo Nacional de Educação Básica), Izalci resgatou o texto original do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

No plenário da Câmara, o projeto havia sofrido alterações, abrindo a possibilidade de que escolas privadas, como as vinculadas ao Sistema S e filantrópicas, também recebessem recursos do Fundeb. Mas, esta alteração teve forte rejeição no Senado e, após negociações, optou-se por aprovar a versão final de Izalci Lucas, reservando o Fundeb para a educação pública.

O Senado também aprovou projeto de Izalci que proíbe o contingenciamento de gastos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A proposta altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De volta pra casa

O Coronel Rogério Leão, ex-chefe da Casa Militar do DF, deixou o Santa Lúcia, na Asa Norte, onde estava internado com 75% do pulmão contaminado por covid, com uma homenagem dos amigos na porta do hospital. Ele ainda está se recuperando, mas pode seguir o tratamento em casa.

Para não deixar o samba morrer

Preocupados com o futuro da comunidade envolvida no samba e no carnaval em meio a uma pandemia que não tem data para acabar, representantes de escolas de samba divulgaram uma carta em que pedem apoio dos senadores para a aprovação de um projeto da deputada Maria do Rosário (PT-RS) que já passou pela Câmara.

O texto reconhece as escolas de samba com seus desfiles, músicas, práticas e tradições como manifestação da cultura nacional. O ponto principal é o que atribui ao Poder Público a competência para garantir a atividade das escolas de samba e a realização de seus desfiles carnavalescos.

Encabeça o movimento a Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), entidade nacional que reúne 66 ligas e associações de 15 estados. O secretário-geral é o jornalista Moacyr de Oliveira, ex-presidente da Aruc.

Esforço intenso

Em 10 meses de pandemia, o Hran atendeu mais de 70 mil pacientes com covid-19. Uma média de 7 mil por mês.

Mandou bem

De máscara, Zé Gotinha, o personagem que é o ícone da imunização no Brasil, seguiu o protocolo de segurança contra covid-19 e negou-se a apertar a mão do presidente Jair Bolsonaro em solenidade no Palácio do Planalto.

Mandou mal

Cassado pela Justiça Eleitoral e trabalhando por força de uma liminar do STF, o deputado José Gomes foi alvo de duas operações por suspeita de usar o mandato em benefício de sua empresa. Acabou sendo expulso do PSB.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

Ao denunciar um homem na Justiça por se recusar a usar máscara de proteção contra covid-19, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sinalizou que a regra não é maleável. O homem também desacatou fiscais que o repreenderam. Pode pegar uma pena de até cinco anos de detenção.

Só Papos

“Eu não posso falar como cidadão uma coisa e como presidente, outra. Mas, como sempre eu nunca fugi da verdade, eu te digo: eu não vou tomar vacina. E ponto final. Se alguém acha que a minha vida está em risco, o problema é meu. E ponto final”

Presidente Jair Bolsonaro

“Eu vou tomar a vacina, minha família vai tomar a vacina, recomendo que as pessoas tomem a vacina, e ponto final”

Apresentador Luciano Huck