ANA MARIA CAMPOS
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assegura ao PDT/DF uma vaga em sua chapa para uma possível aliança. Ele lamentou a sinalização de seu partido, de se manter neutro na disputa presidencial, e não apoiar o nome de sua preferência, Ciro Gomes (PDT).
Para Rollemberg, essa posição não inviabiliza uma coligação no DF. “Aguardamos uma decisão do PDT”, disse. A convenção regional do partido ocorrerá no próximo domingo (05/08).
Na chapa de Rollemberg, o vice será Eduardo Brandão (PV). O deputado Chico Leite (Rede) e a ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Leany Lemos (PSB) são os nomes para o Senado. O governador afirma que, numa negociação, uma das vagas ao Senado poderá ser do PDT.
O candidato mais provável seria o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). Mas há muitas resistências a esse acordo entre os pedetistas de Brasília.
Em reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ocorrida ontem (31/08), ficaram acertadas algumas condições para que o partido feche uma aliança no DF em torno da reeleição de Rollemberg. A primeira e mais importante seria o apoio nacional do PSB a Ciro Gomes, o que não deverá ocorrer.
A segunda exigência era uma participação do partido na chapa, com candidatura majoritária. Hoje o PDT tem um concorrente ao GDF, o ex-deputado Peniel Pacheco.
Num acordo nacional entre PT e PSB, o partido do ex-presidente Lula decidiu hoje (01/08) retirar a candidatura de Marília Arraes (PT) em Pernambuco, para facilitar a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB).
Em Minas, o PSB vai abortar a campanha de Márcio Lacerda, como medida de apoio à reeleição de Fernando Pimentel (PT).
Essas negociações levarão a direção do PSB a liberar o partido nos estados a fecharem os acordos mais convenientes para cada candidato socialista.
Para Rollemberg, essa posição é um equívoco. “O PSB terá papel secundário nesta eleição presidencial, ou melhor, não terá papel nenhum”, afirma.
Independentemente de qualquer decisão do PDT, Rollemberg diz que fará campanha no DF para Ciro Gomes.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…