Presidente da ANPR, o procurador José Robalinho fala sobre lista tríplice e o futuro da Lava-Jato

Compartilhe

Em entrevista ao programa CB.Poder, uma parceria entre a TV Brasília e o Correio Braziliense, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcanti, falou sobre o futuro da Lava-Jato e afastou a possibilidade de enfraquecimento da operação. “A Lava-Jato está sendo tocada por órgãos independentes. O Ministério Público é independente, a Polícia Federal, apesar da hierarquia, é um órgão de Estado, os outros também fazem um trabalho muito sério. A justiça que vai fazer a análise desses documentos é técnica. A quantidade de provas coletadas é muito grande, então, a Lava-Jato não vai ter reversão. Eu não temo pela Lava-Jato em si, nesse aspecto. Agora, com relação a mudanças legislativas que enfraqueçam a capacidade do MP, da PF, da Receita Federal, de atuarem em futuras investigações, esse risco existe”, afirmou.

Sobre a lista tríplice para a escolha do substituto do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ele refutou a indicação de alguém da confiança do presidente Michel Temer, em razão da citação do chefe do Executivo em delação da JBS. “Em duas oportunidades, durante o seu mandato, o presidente disse de maneira clara e inequívoca que vai respeitar a lista encaminhada pela Associação Nacional dos Procuradores da República e todas as forças políticas relevantes do país, mesmo as de oposição, hoje ligadas ao Partido dos Trabalhadores, sempre se manifestaram favoráveis à lista tríplice”, analisou.

Ele ressaltou ainda a importância da lista para a escolha adequada para o cargo. “Desde que foi implementada, ela completou uma dinâmica que garante ao mesmo tempo que as forças políticas possam participar, porque é do jogo democrático que o presidente faça a última escolha, mas que seja feita a partir de um crivo, uma seleção prévia dos colegas, que selecionam pessoas que tenham experiência e capacidade de liderança dentro da casa”.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

MPDFT denuncia ex-vice-presidente do PT-DF por exploração de menores

Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…

19 horas atrás
  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Moraes ameaça multar presidente da CPI do 8/1 em R$ 50 mil

Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…

4 dias atrás
  • CB.Poder

PF acessa celular de homem-bomba e apreende telefone de ex-companheira

Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…

6 dias atrás