img_0090-29571109 PSB/Reprodução

Ricardo Cappelli vira aposta do PSB-DF para 2026

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, se tornou uma aposta do PSB para as eleições de 2026. O ex-interventor do Governo do Distrito Federal até gravou uma inserção do partido que foi ao ar nesta semana. Em entrevista ao CB.Poder, Cappelli disse que esse projeto está fora do radar neste momento, que 2026 está muito longe e que a gravação foi uma mensagem institucional. “Fui nomeado interventor da segurança pública pelo presidente Lula para defender a democracia brasileira. Vamos juntos unir e reconstruir o Brasil”, afirma Cappelli na inserção.

Domicílio eleitoral

O domicílio eleitoral de Ricardo Cappelli é o Maranhão. Mas ele mora em Brasília, entre idas e vindas, há 13 anos. Tem uma filha de 12 anos nascida na cidade e já criou uma história aqui pelo trabalho na intervenção depois de 8 de janeiro. Mas, claro, que 2026 está distante.

Boa relação

Cappelli se refere à vice-governadora Celina Leão (PP) como “minha amiga”. No exercício do governo, ela teve várias tratativas com o então interventor em janeiro.

Promotor afastado por comparar advogada a cadela

O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) referendou, por unanimidade, decisão da Corregedoria Nacional do MP que determinou afastamento cautelar do promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que comparou uma advogada a uma cadela. De acordo com o entendimento do corregedor nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque, o promotor ofendeu a advogada, e a atitude pode caracterizar prática de conduta misógina e possível infração disciplinar decorrente de descumprimento de dever funcional.

Surfando no reajuste

De olho em novo eleitorado, o deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF) promoveu um seminário para tratar do reajuste concedido aos policiais civis. Ele foi relator do PLN que garantiu a recomposição salarial. Gilvan surfou na aprovação do aumento de 18% em duas parcelas, mas dividiu, em seu pronunciamento, o mérito com a bancada do DF,
governo Ibaneis Rocha e Presidência da República.

Líder da oposição

Na presidência da Comissão de Fiscalização da Câmara Legislativa, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) tem incomodado o governo do DF com convocações e críticas. Paula tem sido considerada líder da oposição.

Pauta animal

Na audiência pública realizada segunda-feira na Câmara Legislativa sobre a criação de uma política pública unificada para proteção de cães e gatos no DF, não faltaram convidados ilustres. Os principais interessados na discussão foram levados por representantes de ONGs de defesa dos animais. Autor do projeto que trata do tema e da convocação da audiência, o vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), afirmou que vai apresentar uma emenda ao Orçamento de 2024 no valor de R$ 1 milhão para apoio a projetos voltados à guarda responsável de pets. O anúncio foi comemorado por protetores e tutores que compareceram ao debate e listaram as dificuldades de manter cães e gatos resgatados e em situação de risco. Como encaminhamento, foi criado um Grupo de Trabalho para discutir o PL e acompanhar a tramitação na Casa.

Passada a eleição, união

Em entrevista ao CB.Poder nesta semana, o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, disse que, passada a eleição para o Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), todos vão trabalhar juntos. Gutemberg apoiou a chapa 1, da situação, que perdeu para pouco mais de 300 votos para a vencedora, chapa 4. “Somos todos amigos”, disse durante a entrevista.