Reunião CPI do Rio Melchior esvaziada

Compartilhe

Por Arthur Souza,

Em tempos de crise climática, parece que a poluição dos corpos hídricos do Distrito Federal não preocupa os deputados distritais. A segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Melchior, realizada ontem, foi esvaziada pela base governista. Na Casa, nem mesmo a oposição acredita em um bom desfecho para os trabalhos. A verdade é que foi uma tarefa árdua conseguir formar um grupo para garantir a CPI.

Sem justificativa
Com exceção do deputado Daniel Donizet (MDB), que está de licença médica, os demais deputados da base que integram a comissão — Joaquim Roriz Neto (PL) e Rogério Morro da Cruz (PRD) — sequer justificaram suas ausências na reunião. Os suplentes tampouco apareceram no plenário da Câmara Legislativa na manhã de ontem.

Duas andorinhas
Apenas a presidente — e autora da proposta que criou o colegiado — deputada Paula Belmonte (Cidadania), e Gabriel Magno (PT) participaram do encontro. Além dos dois parlamentares, ativistas pró Rio Melchior estiveram na reunião. Paula Belmonte chegou a parafrasear Aristóteles na sessão: “Dizem que uma andorinha só não faz verão — e é verdade. Mas duas andorinhas, quando se unem com coragem e propósito, podem, sim, evitar um tenebroso inverno.”

Participação em evento internacional
O secretário de Governo do Distrito Federal (Segov-DF), José Humberto Pires (MDB), foi um dos convidados do painel “Cidades do amanhã: como a avaliação da gestão municipal define o futuro urbano”. O evento ocorreu, quarta-feira, no 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção, em São Paulo. Em sua participação, o secretário destacou o potencial da logística como motor de desenvolvimento no DF e falou dos investimentos em mais de 6,5 mil obras públicas, iniciadas desde 2019, inclusive na área de logística.

Educadores voluntários
Uma audiência pública da Câmara Legislativa (CLDF), realizada ontem, debateu as condições de trabalho dos Educadores Sociais Voluntários (ESVs). Os participantes do evento criticaram o valor recebido pela categoria e a ausência de direitos trabalhistas, além de outros temas. Parlamentares sugeriram a profissionalização dos ESVs que, atualmente, não têm vínculo empregatício com a Secretaria de Educação e recebem auxílio no valor total de R$ 40 por turno de quatro horas, para ressarcimento de despesas com alimentação e transporte. A ideia é que a contratação seja nos moldes da legislação aplicada aos professores temporários.

Encontro pela saúde
A senadora Leila do Vôlei (PDT), o deputado federal Reginaldo Veras (PV) e o distrital Max Maciel (PSol) marcaram presença no encontro em prol do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que tem no comando a professora Fátima Sousa. Por suas redes sociais, a gestora da unidade de saúde agradeceu a presença dos parlamentares. “É sempre uma honra contar com representantes tão comprometidos com a saúde da nossa população. A participação de cada um de vocês é fundamental na missão de cuidar da saúde, não apenas do Distrito Federal, mas das regiões do Entorno e de todo o Brasil”, afirmou. “Com o apoio de vocês, seguimos firmes na busca por melhorias e inovações que beneficiem toda a população”, acrescentou Fátima.

Nova filiação no PSD
Guarda Janio é o mais novo filiado ao Partido Social Democrático (PSD) no DF. Ele assinou a filiação na quarta-feira, após um almoço com as lideranças do partido, entre elas o presidente regional Paulo Octávio, o deputado distrital Jorge Vianna, o secretário-geral Roberto Giffoni, e outros nomes de destaque da legenda, como o ex-distrital Pedro do Ovo, o ex-deputado federal Luiz Pitiman e o presidente do PSD Jovem no DF, André Kubitschek.

Total apoio
Após assinar a filiação, Guarda Janio ressaltou a felicidade com a chegada ao partido. “Comuniquei ao governador Ibaneis Rocha e à vice-governadora Celina Leão que estava vindo para o PSD e recebi total apoio deles, assim como do secretário de Governo, José Humberto”, disse. À coluna, Celina destacou que o trabalho político está sendo feito no sentido de manter todos os partidos dentro da aliança do governo. “(O apoio à filiação) é um gesto que fazemos para demonstrar esse entendimento”, afirmou a vice-governadora.

Fim de ciclo
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a formatura de 39 aspirantes do Curso de Habilitação de Oficiais de Saúde e Capelães (CHOSC). A solenidade ocorreu, ontem, na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB) e marcou o encerramento de um ciclo de seis meses dedicados à preparação dos profissionais da área da saúde. Entre os formandos estão médicos, dentistas e médicos veterinários especializados em áreas como ortopedia, ginecologia, psiquiatria, cirurgia bucomaxilofacial, pacientes com necessidades especiais e medicina veterinária de equinos. A vice-governadora Celina Leão participou da formatura.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

Senado cobra TikTok e Kwai após morte de menina no DF

Por Arthur de Souza Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, Damares…

1 dia atrás
  • CB.Poder

CPI do Rio Melchior: Semana Santa dá respiro ao governo

Por Arthur Souza,  Com o ponto facultativo de quinta-feira, na Câmara Legislativa (CLDF), o governo…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Arruda comenta sobre decisão do STJ: “Fico triste”

Por Arthur de Souza (interino) - Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Mais garantia para o FCDF

Por Arthur de Souza,  Enquanto o GDF segue nas tratativas com o governo federal, em…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Novo PDOT começa a ganhar forma

Por Arthur de Souza,  Passados 13 anos desde a última revisão, o Plano Diretor de…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Bruno Dantas rejeita pedido da oposição que poderia aumentar custos da COP30

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O ministro Bruno Dantas, ex-presidente do Tribunal…

2 semanas atrás