Pesquisa da RG Organic mostra que não há consenso entre os brasilienses sobre as medidas de restrição tomadas, no início da pandemia, para conter o novo coronavírus. 41% dos entrevistados aprovaram o decreto de fechamento do comércio publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em março e 38% o rejeitaram. Levando-se em conta a margem de erro, de 3%, os dois lados ficam tecnicamente empatados.
Dos entrevistados, 21% não souberam ou não quiseram responder. Especialistas continuam defendendo o isolamento social como uma das formas mais eficazes de se combater a covid-19. GDF reabriu a maioria das atividades comerciais e briga na Justiça pelo direito de decidir sobre os setores restantes, como bares e restaurantes. A pesquisa ouviu 1,3 mil pessoas entre abril e maio.
A votação em primeiro turno do Refis, ontem, mostrou um embate duro entre distritais e o Executivo, em que o GDF foi derrotado. Nenhuma outra proposta do governo Ibaneis que chegou a Plenário enfrentou tanta resistência. O governo não conseguiu a quantidade necessária de votos para aprovação do texto original. O PL precisava de 16 votos para passar e teve 12.
Distritais da oposição e do bloco liderado pelo distrital Eduardo Pedrosa (PTC) defenderam a necessidade de acrescentar emendas à proposta para corrigir falhas. Na avaliação do GDF, as mudanças enfraqueceriam o Refis e acabariam com a eficácia da iniciativa, considerada fundamental para a economia da capital no momento de crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A derrota põe em xeque a relação do Executivo com os distritais, que terá de ser repensada.
A popularidade do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e do vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), foi medida pela pesquisa da RG Organic. Os resultados mostram que, apesar da exposição dos dois distritais, a maioria da população não os conhece. Não conhecem Prudente, 55%, e 71%, Delmasso. O levantamento mostrou também que 85% dos brasilienses não sabem quem é o presidente da Câmara Legislativa.
A divulgação dos distritais nas redes sociais também foi avaliada na pesquisa da RG Organic. O Facebook é a plataforma mais usada pelos distritais. Em abril, Fernando Fernandes (Pros) era o deputado com maior número de seguidores (próximo de 50 mil). No engajamento, no entanto, Leandro Grass (Rede) liderou a análise feita de janeiro a abril deste ano e Fábio Felix (PSol) esteve à frente em abril.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) retomou nesta semana um hábito de fazer pedaladas matinais, que mantinha antes de ser candidato ao Palácio do Buriti. O emedebista voltou a sair de bicicleta de casa pouco depois do dia começar. O percurso varia, mas geralmente Ibaneis vai da residência, no Lago Sul, até o balão do aeroporto. Uma diferença para os tempos em que estava fora da política — que não agrada o emedebista — é que agora ele precisa ser acompanhado obrigatoriamente por seguranças.
“Agradeço a todos que me ajudaram a chegar em segurança aos EUA, seja aos que agiram diretamente (foram dezenas de pessoas) ou aos que oram por mim. Aproveito para dizer que estou bem”
Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação
“Ele estava fugindo de alguém? Estranho, né? Vai ser a primeira vez na história que alguém diz que está exilado e tem o apoio do governo. Geralmente é o contrário, as pessoas fogem porque estão sendo perseguidas por um governo”
Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…