F10C3F9A-3B49-41BD-B533-CBAF5EAA5F39

Renato Scussell toma posse como desembargador nesta sexta-feira

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

O juiz Renato Rodovalho Scussel tomará posse nesta sexta-feira (11) como desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

 

A cerimônia, que acontecerá no Auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília, também será transmitida ao vivo pelo canal do TJDFT no Youtube.  

 

O magistrado foi eleito pelo Tribunal Pleno, por unanimidade, em 18 de outubro, pelo critério de antiguidade. Ele vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião Coelho da Silva.

O novo desembargador 

Renato Scussel é bacharel em direito pela Universidade de Uberaba/MG e mestre em administração pública, com enfoque em administração judiciária, pela Escola de Direito e Administração Pública do IDP.


Ele ingressou no TJDFT como Juiz de Direito em 1994, onde foi titular da 2ª Vara Criminal do Gama e da 2ª Vara Cível de Sobradinho. É Juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal desde dezembro de 2002 e atua também como presidente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT desde 2010.

 

O magistrado exerceu ainda a função de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), nas zonas eleitorais de Planaltina e Brazlândia, nos anos de 2003 a 2006, período no qual desempenhou a atribuição de coordenador do Programa Eleitor do Futuro. Em junho de 2021, foi empossado no cargo de Desembargador Eleitoral do TRE-DF.

 

O futuro desembargador também foi presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), de 2012 a 2018, e integrante do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na gestão 2016/2018.

 

Participou também da criação do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, no qual foi inicialmente secretário e depois presidente, no biênio 2014/2016.