O aniversário do poeta, músico e cantor Renato Russo, 27 de março, pode virar dia do rock brasiliense. A proposta é do vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), autor de projeto de lei protocolado nesta quarta-feira (09), que institui a data e a inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.
A ideia é tornar março um mês para celebrar o rock em Brasília, onde surgiram várias bandas e artistas consagrados.
A história do rock na capital do país é muito forte. Em 1979, surgiu o Mel da Terra, com sucessos cantados por adolescentes em todo o país. Nesse período, entre 1978 e 1980, ocorria o famoso Concerto Cabeças, festival que gestou alguns dos maiores nomes da música da capital federal.
O Concerto Cabeças era realizado, 311 Sul, e, depois, no Parque da Cidade. No festival, apresentaram-se algumas das principais bandas do rock brasiliense, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, e artistas como Cássia Eller, Renato Matos, Odette Ernest Dias, Nicolas Behr, os grupos Pitu, Liga Tripa, Mel da Terra, Pessoal do Beijo, Dois ao Absurdo, e vário outros.
Em meados dos anos 1980, surgiram bandas como os Paralamas do Sucesso, que, embora tenha se formado no Rio de Janeiro, tinha dois integrantes oriundos de Brasília, e fez estrondoso sucesso desde seu primeiro disco, Cinema Mudo, lançado em 1982.
Também surgiu a banda Plebe Rude que, formada em 1981 e ainda em atuação, lançou seu primeiro disco em 1986, com produção de Herbert Vianna e participação de Fernanda Abreu.
Um dos momentos marcantes na história do rock brasiliense é o surgimento da banda Aborto Elétrico, que começou a tocar na Colina, dentro do campus da UnB, com a atuação de músicos como Renato Russo e Fê Lemos.
Do Aborto Elétrico, surgiram duas bandas: Capital Inicial e Legião Urbana, a banda brasiliense de maior sucesso até os dias atuais que foi liderada por Renato Russo até a sua morte em 1996, aos 36 anos.
Uma das artistas mais importantes do rock brasiliense foi a cantora Cassia Eller. Sua carreira teve início em 1989 e até a sua morte. Em 11 anos, ela gravou dez discos, com canções de Cazuza, Renato Russo, Rita Lee, Caetano Veloso, Chico Buarque e Nando Reis, entre outros.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…