C3447920-44C0-469E-87CD-FDFE91EDD353

Renato Russo pode ser homenageado com dia do rock brasiliense

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

O aniversário do poeta, músico e cantor Renato Russo, 27 de março, pode virar dia do rock brasiliense. A proposta é do vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), autor de projeto de lei protocolado nesta quarta-feira (09), que institui a data e a inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

 

A ideia é tornar março um mês para celebrar o rock em Brasília, onde surgiram várias bandas e artistas consagrados.

 

A história do rock na capital do país é muito forte. Em 1979, surgiu o Mel da Terra, com sucessos cantados por adolescentes em todo o país. Nesse período, entre 1978 e 1980, ocorria o famoso Concerto Cabeças, festival que gestou alguns dos maiores nomes da música da capital federal.

 

O Concerto Cabeças era realizado, 311 Sul, e, depois, no Parque da Cidade. No festival, apresentaram-se algumas das principais bandas do rock brasiliense, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, e artistas como Cássia Eller, Renato Matos, Odette Ernest Dias, Nicolas Behr, os grupos Pitu, Liga Tripa, Mel da Terra, Pessoal do Beijo, Dois ao Absurdo, e vário outros.

 

Em meados dos anos 1980, surgiram bandas como os Paralamas do Sucesso, que, embora tenha se formado no Rio de Janeiro, tinha dois integrantes oriundos de Brasília, e fez estrondoso sucesso desde seu primeiro disco, Cinema Mudo, lançado em 1982.

 

Também surgiu a banda Plebe Rude que, formada em 1981 e ainda em atuação, lançou seu primeiro disco em 1986, com produção de Herbert Vianna e participação de Fernanda Abreu.

 

Um dos momentos marcantes na história do rock brasiliense é o surgimento da banda Aborto Elétrico, que começou a tocar na Colina, dentro do campus da UnB, com a atuação de músicos como Renato Russo e Fê Lemos.

 

Do Aborto Elétrico, surgiram duas bandas: Capital Inicial e Legião Urbana, a banda brasiliense de maior sucesso até os dias atuais que foi liderada por Renato Russo até a sua morte em 1996, aos 36 anos.

 

Uma das artistas mais importantes do rock brasiliense foi a cantora Cassia Eller. Sua carreira teve início em 1989 e até a sua morte. Em 11 anos, ela gravou dez discos, com canções de Cazuza, Renato Russo, Rita Lee, Caetano Veloso, Chico Buarque e Nando Reis, entre outros.