Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
O senador José Antonio Reguffe (Sem partido/ DF) é o parlamentar do DF que mais defende o julgamento do impeachment de ministros do STF e a criação da CPI da Lava-Toga, investigação sobre irregularidades nos tribunais superiores.
Em mais um gesto contra a intolerância, o papa Francisco afirmou em entrevista à rede de tevê britânica BBC que as pessoas que rejeitam os homossexuais “não têm coração humano”.
Alunos do curso de medicina da Universidade Católica de Brasília teriam tratado com racismo uma colega do curso de direito, durante competição esportiva. A instituição divulgou nota repudiando a atitude.
O mês de maio quase chegando e o presidente Jair Bolsonaro ainda não enviou ao Congresso a mensagem com o pedido de autorização para o reajuste de 37% para os policiais civis. A primeira parcela de 5% do aumento que estabelece a paridade dos salários da Polícia Civil com os da Polícia Federal estava prevista para abril e seria paga no próximo contracheque. Bolsonaro prioriza a reforma da Previdência. Não quer criar nenhum burburinho. Mas depois da aprovação do projeto ainda pode haver problemas, embora o governador Ibaneis Rocha tenha assegurado que os aumentos das forças de segurança estão mantidos.
Na avaliação de especialistas em segurança pública, a explosão de caixas eletrônicos no Hotel Golden Tulip, bem ao lado do Palácio da Alvorada, pode ter contribuído para o entendimento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República de que a Polícia Militar do DF precisa de auxílio em momentos de crise.
Por iniciativa do deputado Agaciel Maia (PR), a Câmara Legislativa pode melhorar a vida de quem está acima do peso e usa transporte público coletivo. Projeto de lei desobriga os passageiros obesos a passarem pela catraca nos ônibus do DF.
A ação civil pública proposta pelos promotores da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) relacionada à emissão de carteiras funcionais de parentes de autoridades será extinta sem julgamento do mérito. Isso vai acontecer assim que o governador Ibaneis Rocha informar oficialmente à Justiça que decidiu revogar a medida.
Projeto da deputada Arlete Sampaio (PT), em tramitação na Câmara Legislativa, determina que 20% das vagas de concursos públicos em órgãos do DF sejam reservadas para negros e negras. Vale a autodeclaração no momento da inscrição.
Carolina Lisboa e Eliene Bastos, as duas advogadas que integraram a última lista eleita pelo Tribunal de Justiça do DF, para o quinto constitucional da OAB/DF, em 2016, devem concorrer novamente agora. O então presidente Michel Temer nomeou o único homem entre os três, o hoje desembargador Roberto Freitas.
R$ 2,5 milhões
Valor destinado pela Secretaria de Cultura do DF à empresa Instituto de Produção Cultural Brasileira para a organização das festas de aniversário de Brasília, segundo levantamento no Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGO).
A deputada Julia Lucy (Novo) quer revogar a obrigatoriedade de que condomínios mantenham um espaço livre no vão dos pilotis dos prédios destinado à recreação infantil. Aprovada em dezembro de 1998, a lei de autoria do então deputado Marcos Arruda mudou a cara de muitos blocos que instalaram brinquedos infantis para a criançada. Na justificativa, a distrital aponta: “Percebe-se que, de forma arbitrária e sem qualquer fundamento, o Poder Legislativo realizou uma intervenção geral e abstrata no mercado privando os cidadãos do direito de escolherem sua propriedade privada de acordo com sua preferência”. Projeto da distrital com esse teor tramita na Câmara Legislativa.
Até no cartão de Boa Páscoa, festa religiosa que simboliza a ressurreição de Cristo, o ex-deputado Alberto Fraga não esquece sua maior mania. Uma arma de chocolate é a mensagem deste domingo.
Os patinetes elétricos chegaram a pelo menos 13 cidades brasileiras e viraram uma febre no país. Mas é preciso regulamentar o uso, como ocorre a qualquer meio de transporte que, segundo o Código Nacional de Trânsito, pode atingir a velocidade de 20 km/h em ciclovias. O deputado Eduardo Pedrosa (PTC) apresentou projeto com esse objetivo.
A Operação Lava-Jato morreu?
“Decidiu-se fazer assim justamente para que o conselho possa escolher os melhores nomes e eliminar pessoas que não estão qualificadas. Isso ajuda a evitar a influência por amizade, interesses ou critérios que não sejam técnicos”
Daniela Teixeira, conselheira federal e ex-vice-presidente da OAB/DF, sobre as regras atuais para escolha dos advogados que concorrem à vaga de desembargador do TJDFT
“Espero que não haja retrocesso na liberdade de escolha da advocacia no processo do quinto constitucional. Antes, os advogados escolhiam entre todos os nomes inscritos. Agora, essa legitimação está sendo negada pelo Conselho”
Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF, numa crítica à mudança dos critérios definidos em sua gestão
“Que as mordaças sejam todas desatadas! Mais uma decisão censora foi lançada aos porões da História, com a revogação da liminar que impedia a entrevista da Folha de
São Paulo ao ex-presidente Lula”
Senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP)
“Imaginem se todos os presos quiserem igualdade de tratamento e desejarem dar entrevistas. Se fosse para confessar os crimes praticados, até que seria bom”
Senador Alvaro Dias (Pode/PR)
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…