Com previsão de estourar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos próximos meses, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estuda fazer uma reforma administrativa a fim de reduzir a quantidade de secretarias no governo. No Palácio do Buriti, fala-se em diminuir para 11, 16 ou 20 o número de pastas — atualmente são 25. A equipe do GDF tem se reunido com frequência para discutir quais setores podem perder o status de primeiro escalão e serem anexados a pastas de maior relevância. Na semana passada o governo anunciou o corte de 20% nos gastos com pessoal.
A saída de Paulo Salles da Secretaria de Ciência e Tecnologia pode ter sido o início da reforma. Ele não queria deixar o cargo, mas Rollemberg encontrou uma saída honrosa para Salles, que assumiu uma função na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa). Assim, abriu espaço para a área ser rebaixada. É possív77el que a secretaria se una à de Educação ou Desenvolvimento Econômico. A dúvida, porém, é de ordem política: se for para a primeira, a pasta, que já é grande, ficaria maior e dificultaria a gestão; a segunda, por sua vez, é cota do PSD e o partido se fortaleceria no GDF.
Cogitou-se incluir as secretarias da Criança e Adolescente e da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos na pasta da Justiça e Cidadania. Como essa última é indicação do PSDB, o Buriti calcula politicamente se vale a pena dar mais peso à legenda. Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, que hoje têm três chefes, podem passar a ter só um. A dificuldade, nesse caso, é escolher quem continuaria no primeiro escalão. Uma pasta está com o PRB, outra com o PSB, partido do governador, e a última se encontra com Guilherme Reis, um dos secretários mais bem avaliados por Rollemberg.
Tudo está em fase de análise. Ontem, o socialista se reuniu com a maioria dos secretários na Residência Oficial de Águas Claras. Ele conversou com um por um a fim de saber as necessidades e as ações importantes de cada pasta para decidir como deve ocorrer a reforma administrativa.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…