Márcia de Alencar encomendou estudos para uma reestruturação na pasta que comanda, a Secretaria de Segurança e Paz Social. A mudança prevê criação de novas subsecretarias e extinção de outras, segundo fontes ouvidas pela coluna. Pessoas da confiança da secretária devem assumir cargos estratégicos. Márcia pensou em criar uma nova secretaria-adjunta.
Também estariam previstas mudanças na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), estrutura que retornou à Secretaria de Segurança depois da fuga de presos perigosos da Papuda, em fevereiro de 2016. O delegado Anderson Espíndola deve permanecer como subsecretário, mas com mudanças na equipe. Segundo integrantes do governo, Márcia trabalha nessas mudanças há meses.
Secretaria de Segurança confirma o projeto
Procurada pela coluna, ela confirmou, por meio da assessoria, o projeto. Mas não quis antecipar nenhum detalhe sobre o que, de fato, deve ocorrer. Em nota, afirmou: “A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social está fazendo uma avaliação da atual estrutura administrativa da pasta, assim como outros órgãos do governo. O objetivo é buscar uma otimização dos fluxos de trabalho para potencializar os resultados do próximo biênio, sem que haja aumento de despesas com pessoal”.