HELENA MADER
A Rede Cascol de combustíveis terá que pagar uma multa de R$ 90 milhões e vender postos localizados em pontos chaves do Distrito Federal. A determinação faz parte de um termo de compromisso homologado nesta quarta-feira (05/04) pelo Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no inquérito que investiga a prática de cartel no mercado de revenda de combustível.
Pelo acordo, a rede reconhece a participação no esquema. A Cascol terá que implantar um programa de Compliance, com a elaboração de um código de ética. “Há uma vantagem social com o fomento da competitividade”, explicou o relator do processo, conselheiro Gilvandro Araújo.
Com a assinatura do acordo, acaba a intervenção na Cascol e a rede retomará a gestão de seus postos. Além da multa imposta pelo Cade, o Ministério Público do Distrito Federal também puniu a empresa em R$ 58,3 milhões.
Em nota, a Cascol informou que reitera o seu compromisso de respeito à livre concorrência, de renovação das suas práticas empresariais e de implementação de rigorosas políticas de compliance.”.
A Rede Cascol foi alvo da Operação Dubai, deflagrada em novembro de 2015, que apontou a existência de um cartel de combustíveis no Distrito Federal e Entorno. Segundo as investigações, a gasolina era sobretaxada em 20% para os consumidores, o preço do álcool era inflado para evitar sua penetração no mercado brasiliense e o sindicato dos postos era usado no esquema até para “perseguir” os empresários “dissidentes” do cartel. A apuração teve o apoio do Cade e do Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…