rafael_prudente Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press.

Rafael Prudente será governador do DF por quatro dias

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O governador em exercício Paco Britto (Avante) vai abrir um espaço para que o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), assuma o Palácio do Buriti por três dias. No cargo desde o último a última sexta-feira, Paco enviou um comunicado à Câmara, em que comunica a licença entre 15 e 18 de julho, sem vencimentos. Como o governador Ibaneis Rocha (MDB) está de férias, caberá a Prudente assumir a cadeira mais importante da administração pública por quatro dias. O parlamentar ganha um ar de quem poderá concorrer ao Senado ou mesmo ao GDF, caso Ibaneis tenha outros planos.

Às vésperas da volta às aulas presenciais, Ibaneis troca secretário de Educação

A professora Hélvia Paranaguá vai assumir a Secretaria de Educação do DF no lugar de Leandro Cruz. A mudança deve ser publicada na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Ela tem experiência na gestão em educação. Exerceu cargos na pasta em governo de Joaquim Roriz na época em que a titular da pasta era a ex-deputada distrital Eurides Brito. Segundo pessoas próximas a Ibaneis, a intenção é colocar na linha de frente da educação, num momento de volta das aulas presenciais, alguém com mais experiência na gestão da saúde do DF. O retorno está previsto para 02 de agosto.

De longe
O ato de nomeação será assinado pelo governador em exercício do DF, Paco Britto (Avante), mas a decisão foi tomada por Ibaneis Rocha (MDB), que acompanha o dia a dia do governo mesmo nas férias. Leandro Cruz deixa o comando da pasta, mas deve permanecer no governo Ibaneis, como assessor especial ou outro cargo.

Quase conterrâneos
Adivinha o nome da cidade natal de Hélvia Paranaguá: Corrente (PI). O município onde Ibaneis Rocha passou a infância e destinou equipamentos na pandemia.