cbpfot290420212881-27690601 Minervino Júnior/CB/D.A Press

Quebra dos sigilos bancários dos investigados chega à Câmara Legislativa

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – A quebra dos sigilos bancários dos investigados na CPI dos Atos Antidemocráticos começa a chegar à Câmara Legislativa do DF. Um dos que teve os dados de suas contas liberados para análise dos deputados distritais foi o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

“Fake news carioca”

O jornalista Silvestre Gorgulho rebateu ontem o secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, em suas críticas à transferência da capital do Rio para Brasília há 63 anos. Ex-secretário de Cultura do DF, Silvestre chamou de “fake news carioca” a postagem de Calero, que chamou Brasília de “cidade de concreto” onde os políticos tomam decisão sem saber o que o povo brasileiro precisa. “A resposta está nos livros, nos relatórios e na realidade. E, também, numa frase de Nelson Rodrigues”, diz Silvestre.

Maior revolução geopolítica do mundo

De acordo com Silvestre Gorgulho: “Com a vinda da capital para o Planalto Central, o Rio ganhou uma belíssima casa da Cultura: o Museu do Catete. Os brasileiros ganharam segurança alimentar. Por causa de Brasília, o Centro-Oeste/Cerrado, que viviam só da mineração, passaram a produzir 61% do agronegócio brasileiro. Brasília, ponto equidistante, uniu um país continental e consolidou a Amazônia como território nacional. A nossa Bandeira se ergueu onde o Brasil só tinha posse nominal. Foi a maior revolução geopolítica do mundo. Sem dar um tiro. Brasília foi barreira migratória. Interiorizou o desenvolvimento e redistribuiu as benesses do poder político, concentradas apenas no litoral. Os cinco milhões e meio de habitantes que hoje vivem em Brasília e Entorno estariam apertando mais ainda o Rio de Janeiro e São Paulo”.

“Derrota dos cretinos”

E a frase de Nelson Rodrigues, citada pelo ex-secretário de Cultura Silvestre Gorgulho: “Brasília é a derrota dos cretinos”.

PSB e Fundação João Mangabeira lançam biografia de Lucélia Santos

A Secretaria Nacional de Mulheres/PSB e a Fundação João Mangabeira vão promover um coquetel de lançamento do livro Lucélia Santos – Coragem para lutar. Escrita pelo jornalista Eduardo Meirelles, a obra detalha a trajetória política de Lucélia que ficou famosa como atriz, especialmente por Escrava Isaura, mas nunca deixou de se engajar como ativista de causas ambientais, sociais e culturais. O evento será amanhã, às 19h, na Fundação João Mangabeira, no Lago Sul. Quem não puder participar presencialmente, tem a opção de acompanhar o bate-papo com Lucélia Santos pela transmissão no YouTube. O livro tem prefácio de José Genoíno e depoimentos de personalidades como Cristina Pereira, Carlos Minc, Zezé Weiss, Sônia Guajajara, Luiza Erundina, Matheus Nachtergaele, Fernando Gabeira e Pedro Neschling.

Peregrinação

Na peregrinação em busca do reajuste das forças de segurança, parlamentares e representantes da área estiveram ontem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A recomposição salarial de 18% precisa de aprovação do Congresso e sanção do presidente Lula. Lira se comprometeu com o trâmite rápido. Participaram da reunião na residência oficial da Câmara os deputados federais Fred Linhares (Republicanos-DF), Aluísio Mendes (Republicanos-MA), além dos distritais Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL), o presidente da Câmara Legislativa, Welington Luiz (MDB), o Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o delegado geral da PCDF, Robson Cândido da Silva, e o adjunto, Benito Tiezzi.

Reajuste ameaçado

O deputado distrital Ricardo Vale (PT) fez um apelo ao governador Ibaneis Rocha (MDB) para que sancione o reajuste dos servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do DF. O pedido foi ecoado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB). Caso a sanção não ocorra nesta semana, o reajuste só será concedido na remuneração de maio, gerando perdas financeiras para os trabalhadores. Os servidores receberão o reajuste em duas parcelas de 4,8809%, sendo a primeira retroativa a abril e a segunda em setembro de 2023.

Compartilhamento de informações

Ninguém melhor do que o deputado Chico Vigilante (PT) para auxiliar o governo Lula e o gabinete de crise a ser criado para conter danos a serem causados pela CPMI dos Atos Golpistas no Congresso. Aliado e compadre do presidente Lula, Vigilante, que é presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa, está um passo a frente das investigações dos congressistas sobre o 8 de janeiro.

Doutora Jane é designada secretária da Comissão da Mulher da Unale

A deputada distrital Doutora Jane (Agir) foi designada como secretária da Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A entidade é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os 1.059 deputados estaduais e distritais das 27 Casas Legislativas do Brasil. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as principais discussões da comissão.

Homenagem aos 50 anos da Via Sacra

A Câmara Legislativa vai promover amanhã uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Via Sacra de Planaltina. A iniciativa é do deputado Pepa (PP), que tem base eleitoral na cidade. O evento contará com a presença de participantes da Via Sacra, autoridades políticas, líderes religiosos e membros da comunidade.

Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública é lançada no Congresso

Foi lançada ontem a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Coordenada pelo deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos-MG), a Frente tem apoio de mais de 200 parlamentares, entre senadores e deputados federais. Na solenidade, entre os deputados que discursaram, estiveram Bia Kicis (PL-DF), Pedro Aihara (Patriota-MG), Túlio Gadêlha (REDE-PE) e Diego Garcia (Republicanos-PR).

Encontro de secretários

O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, esteve nesta semana com a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, para garantir a participação do Distrito Federal no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari). Paco, que esteve em São Paulo, apontou a importância de o DF participar do fórum, que fortalece e consolida as estruturas locais de relações internacionais.

Cena rara

O ex-governador José Roberto Arruda reuniu para uma foto os seis filhos — Fernando, Bruna, Marcos, Maria Luiza, Maria Clara e Arthur — de três casamentos, com Ângela, Mariane Vicentini e Flávia Arruda. Na verdade, cinco. Fernando mora nos Estados Unidos entrou na imagem como colagem. Marcos vive em Londres, mas veio a Brasília visitar o pai. Arruda já conseguiu juntar os herdeiros, mas há muitos anos não havia uma confraternização com tantos filhos.