O Partido dos Trabalhadores — PT e o ex-candidato à Presidência da República Fernando Haddad foram condenados a indenizar a cantora e compositora Paula Toller pelo uso da música “Pintura Íntima” durante a campanha eleitoral de 2018. A decisão é do juiz da 16ª Vara Cível de Brasília.
A artista deverá receber uma indenização de R$ 100 mil a título de danos morais. A campanha de Haddad terá ainda que pagar, por dano material, o valor equivalente a 20 vezes o que deveria ter sido originalmente pago por direitos autorais. O valor será apurado em liquidação de sentença.
Criadora e detentora de direitos autorais da obra musical, Paula Toller reclama de que tanto a música quanto sua imagem foram usadas sem autorização na campanha política dor Haddad.
Ela relata que o conteúdo foi reproduzido nos canais de apoio de Haddad e que o uso da obra foi suspenso após determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
Em sua defesa, os réus afirmam que a mídia que contém a música não é identificada com o CNPJ da coligação “O povo feliz de novo” e não segue a identidade visual usada na campanha, além de não ter a qualidade técnica dos outros materiais. Eles também alegaram que a mídia com a música foi produzida por terceiro, sem qualquer participação do partido ou da coligação defendem que não podem ser responsabilizados pelo ato.
Decisão da 1ª Vara Empresarial da Comarca da Capital – TJRJ condenou os réus a indenizarem a autora. Em 2ª instância, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o processo fosse declinado a uma das Varas Cíveis de Brasília.
De acordo com o juiz da 16ª Vara Cível de Brasília, as provas mostram que a música e a imagem da autora foram usadas na campanha eleitoral para o cargo de presidente. E que mesmo que a peça tenha sido produzida e divulgada por terceiro, os réus devem ser responsabilizados.
O magistrado pontuou ainda que, ao utilizar a obra da autora sem autorização, os réus cometeram ato ilícito, uma vez que violaram a lei de direitos autorais.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…