Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O diretório regional do PT se reuniu nesta noite (27/10) e decidiu suspender as prévias do partido que estavam marcadas para 30 de novembro. A posição foi aprovada com ampla margem: mais de dois terços do diretório. Foram 47 votos a favor, dois contrários e cinco abstenções.
A decisão do PT-DF segue uma orientação da direção nacional que recomendou a suspensão das prévias para que a definição das candidaturas siga o calendário da cúpula do partido, seguindo uma lógica de conveniência em torno da reeleição do presidente Lula. “É óbvio que a prioridade do PT é o projeto nacional, a reeleição do presidente Lula”, afirma o presidente do PT-DF, Guilherme Sigmaringa.
A decisão de suspensão, na prática, significa cancelamento da disputa entre o presidente do Iphan, Leandro Grass, e o ex-deputado Geraldo Magela em torno da candidatura ao Palácio do Buriti.
A escolha por meio de acordos políticos é a recomendação do PT em todos os estados da federação, levando em conta que hoje o partido não está sozinho, integra uma federação com outros dois partidos, o PCdoB, e o PV. Portanto, não há como impor uma candidatura própria sem levar em conta também composições nacionais.
Foi o que ocorreu, por exemplo, no Distrito Federal em 2022. Pela primeira vez, o PT-DF não lançou candidatura própria e, por determinação da direção nacional, o candidato foi o então deputado distrital Leandro Grass que estava filiado ao PV.
Na reunião desta noite, a grande maioria do partido fez uma indicação aprovada para sinalizar que a preferência do PT-DF é pela candidatura de Leandro Grass. “Quem vai decidir é a direção nacional de acordo com as conveniências das composições dos partidos aliados do presidente Lula, mas isso não significa que não seremos ouvidos”, afirma Sigmaringa. “Por isso, vários companheiros quiseram manifestar a preferência pela candidatura de Leandro Grass”, explica.
Guilherme Sigmaringa diz que acredita numa união dos partidos de esquerda e centro-esquerda no DF e numa aliança com o PSB que já lançou há meses a pré-candidatura do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. “Temos conversado bastante, estamos sempre em contato e acredito que Cappelli compreenda que o processo passa por uma decisão nacional e a importância de estarmos unidos”, acrescenta o presidente do PT-DF.
Magela
Nesta tarde, Geraldo Magela divulgou uma nota em que afirma acatar a orientação da direção nacional e, por este motivo, desistiu de registrar a candidatura às prévias. “Estão suspensas todas e quaisquer formas de deliberação até a aprovação do calendário nacional. Não é cancelamento, é suspensão. Ou seja, a prévia poderá ser remarcada, persistindo duas candidaturas. O mais importante da orientação nacional é para a direção local buscar um consenso que fortaleça eleitoralmente o PT. Quero deixar registrado o meu integral apoio e acatamento da orientação da Direção Nacional”, afirmou na nota.
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…