b0b07112_8305_48ad_a9bf_075cc331cb37-34928117 / Ascom Gabinete Ricardo Vale/Divulgação

PT-DF comemora 44 anos na Câmara Legislativa

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — A data oficial do aniversário do PT é 10 de fevereiro, mas os deputados distritais anteciparam a festa. A bancada do PT na Câmara Legislativa promoveu ontem uma sessão solene para celebrar os 44 anos da legenda. A iniciativa do vice-presidente da Casa, Ricardo Vale, reuniu lideranças, militantes e simpatizantes no plenário, além de nomes de destaque na história política da capital, como os ex-deputados Cafu, Alerte Sampaio, Geraldo Magela, Roberto Policarpo e Lúcia Carvalho. No DF, o partido chega a mais de quatro décadas com a missão de replicar a principal diretriz do atual Governo Lula: a busca pela construção de alianças em prol de força política. Candidato da federação PT-PV-PCdoB nas eleições de 2022, o presidente do Iphan, Leandro Grass, esteve na solenidade.

Esperando o STF…

Expectativa total do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), atual secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para o julgamento previsto para ser retomado amanhã no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as sobras eleitorais. Em jogo, a possível posse de Rollemberg no lugar de Gilvan Máximo (Republicanos-DF). O deputado também aguarda a posição do STF e tem um importante aliado: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Dayse Amarílio é a nova procuradora da Mulher da Câmara Legislativa

A Procuradoria da Mulher da Câmara Legislativa tem nova titular: a deputada Dayse Amarílio (PSB). Ela substituirá a deputada Doutora Jane (MDB), que esteve à frente da estrutura desde o início desta legislatura, em 2023. Dayse teve seu nome anunciado ontem para ocupar o cargo durante a sessão ordinária. Na ocasião, foram reconduzidos aos cargos os presidentes e vice-presidentes das 12 comissões permanentes da CLDF. Segundo a distrital, seu maior foco à frente da Procuradoria será o combate ao feminicídio. “Buscaremos fiscalizar, cobrando informações, a regulamentação de legislações e de ações que infelizmente não saíram do papel e acabaram por colocar vidas de inúmeras mulheres em risco.

Licença

A deputada Dayse Amarilio está de licença médica até sexta-feira. A distrital testou positivo para covid-19 e está em casa de repouso. Segundo a assessoria da distrital, ela está bem.

Eleita lista tríplice para o TRE-DF

O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) elegeu a lista tríplice para a vaga de desembargador eleitoral substituto, composta pelos advogados Cristina Maria Neves da Silva, Iuri do Lago Nogueira Cavalcante Reis e Andreia Saboia. O futuro desembargador ou desembargadora eleitoral vai ocupar a vaga aberta com o término do mandato do desembargador Diego Barbosa Campos, que termina em 20 de abril. A lista será encaminhada ao presidente Lula para nomeação.

Temer vai receber o título de cidadão honorário de Brasília

Os deputados distritais aprovaram ontem a concessão do título de cidadão honorário de Brasília ao ex-presidente Michel Temer (MDB). A homenagem foi proposta pelo deputado Iolando (MDB). O título foi aprovado com 13 votos favoráveis e cinco contrários, de deputados da oposição. “Michel Temer era vice da presidenta Dilma no primeiro mandato. Mas, no segundo mandato, ele se tornou um golpista. Tramou um golpe contra uma mulher honesta, correta. A primeira mulher presidente do Brasil”, afirmou o líder do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante.

Senadores cobram mais ação do GDF no combate à dengue

O aumento dos casos de dengue no Distrito Federal foi debatido ontem na sessão do Senado. Parlamentares de Brasília e de Goiás criticaram a gestão da epidemia. A senadora Leila Barros (PDT-DF) apontou a ineficiência das políticas de prevenção e conscientização da população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “Todo verão o Brasil lida com um aumento da dengue. Mas essa explosão de casos de dengue que tivemos é reflexo de um governo que não atuou de forma preventiva em relação a essa doença”, afirmou a parlamentar. O Distrito Federal lidera as estatísticas nacionais da incidência da doença a cada 100 mil habitantes. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) também manifestou preocupação com a epidemia de dengue. “Brasília virou a capital da dengue”, apontou. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) fez um apelo aos governantes do DF e aos brasilienses. “É preciso um trabalho conjunto de conscientização. É muito triste em 2024 termos brasileiros e brasileiras morrendo por causa de picada de mosquito”, afirmou.

Só Papos

“Me parece que o maluco que governava esse país era um aloprado. Ele não entendia nada a não ser falar bobagem, pregar o ódio e ofender o outro. O cara não entendia. O cara deixou morrer 700 mil pessoas neste país dizendo que a covid era uma gripezinha. Ignorante”

Presidente Lula, ontem durante cerimônia de lançamento das obras da sede definitiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em Belford Roxo

“Na falta de ideias, realizações e rumo para o Brasil somente sobram as narrativas para criar cortinas de fumaça desviando o foco do que realmente interessa à nação, então diariamente miram Jair Bolsonaro. Até o mais inocente dos inocentes percebe!”

Vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, em comentário postado no X