Duas importantes medidas devem ser tomadas pelo governo nos próximos meses pelo Executivo sem a participação da Câmara Legislativa. Uma delas é a privatização da CEB Distribuição. O GDF vai seguir o recente entendimento do STF de que o Congresso não precisa autorizar a venda de subsidiárias de empresas estatais.
Outra novidade que não deve passar pelo crivo dos deputados distritais é a criação de seis novas unidades de pronto-atendimento (UPAs). O Buriti quer que as unidades já saiam do papel sob a responsabilidade do Instituto de Gestão Estratégica (Iges). Há divergências, mas tem prevalecido no governo a tese de que a criação das unidades não tem que passar previamente pela CLDF.
O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu prazo de 30 dias para que a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) apresente informações a respeito da desocupação de um lote público no Gama.
De acordo com uma representação do MP de Contas, a área ocupada irregularmente pela Igreja Sara Nossa Terra deveria abrigar um Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde. O GDF entrou com uma ação de reintegração de posse, ganhou na Justiça e o processo transitou em julgado.
Por unanimidade, os conselheiros aprovaram na semana passada o pedido de explicações para saber “se as providências adotadas pelo Distrito Federal estão em consonância com a decisão judicial transitada em julgado e com o interesse público”.
Um projeto de lei que muda a legislação de ICMS do DF, na pauta da Câmara Legislativa para esta semana, está causando polêmica com o setor produtivo. O PL nº 459/2019, enviado pelo GDF, altera uma lei de 2012 editada com foco nos contribuintes industriais, atacadistas ou distribuidores.
Segundo o governo, o texto hoje em vigor gera créditos fiscais excessivos para varejistas que compram produtos de empresas enquadradas na lei de 2012, “gerando sérios prejuízos para a arrecadação distrital”. O texto atinge os chamados “atacarejos”, as lojas de atacado supemercadista. O Buriti já angariou apoio até de parte da oposição para aprovar o texto.
Com a conclusão de uma licitação de R$ 2 bilhões conduzida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), uma nova empresa vai entrar no mercado do lixo do Distrito Federal. O pregão foi dividido em três lotes. Dois deles foram vencidos pela Valor Ambiental e pela Sustentare, que já têm contratos com o GDF há mais de uma década.
A empresa Consita Tratamento de Resíduos ganhou um dos três lotes e também passará a operar na capital federal. A firma com sede em Belo Horizonte atua também em Portugal, onde é responsável por cerca de metade da coleta e limpeza urbana.
O governo fará uma grande audiência pública para discutir o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA). A proposta é o principal instrumento de planejamento governamental de médio prazo e define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública.
O PPA para os próximos quatro anos deve ser aprovado na Câmara Legislativa no segundo semestre. O debate público será nos dias 25 e 27 de junho, na Escola de Governo.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) terá que ampliar a transparência sobre a gestão dos recursos arrecadados com multas de trânsito. O Tribunal de Contas do DF determinou que a autarquia passe a publicar mensalmente as despesas realizadas com o dinheiro das multas.
A decisão acata uma representação do MP de Contas, que apontou falta de publicidade dos dados referentes à arrecadação de multas e às despesas realizadas com esses recursos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, remarcou para 25 de setembro o julgamento do recurso que vai avaliar a legalidade de reajustes salariais concedidos sem dotação na Lei Orçamentária Anual.
O processo estava na pauta do último dia 13, mas os ministros passaram toda a sessão discutindo a criminalização da homofobia. O adiamento beneficia o governo, já que as ações judiciais ajuizadas por servidores distritais para cobrar a terceira parcela do reajuste seguem paralisadas no TJDFT.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Ruy Coutinho, embarcou ontem para Nova York, onde participará de um encontro de investidores internacionais, o Global Investors Annual Meeting, no tradicional Harmonie Club, em frente ao Central Park.
Coutinho, que viaja sem ônus para o GDF, vai participar de um painel com expositores da Alemanha, Suíça e México, para apresentar aos participantes, especialmente bancos de investimentos, as portas abertas para oportunidades no Distrito Federal. Entre os temas, as privatizações da CEB, Caesb e Metrô.
A Lei Seca completou 11 anos na semana passada. Desde 2008, quando foi implantada, a legislação contribuiu para uma queda de 52% do número de mortes no trânsito. Nesse período, 140,8 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool nas ruas do DF.
Willian Weslei Lelis Vieira, 34 anos, arrastou a vendedora de balões Marina Izidoro, 63, presa à sua Mercedes-Benz branca, por mais de 100 metros. A idosa vendia balões e, após uma divergência a respeito do preço, Willian arrancou o carro levando os balões presos à senhora.
Total de itens incluídos na pauta de votação da Câmara Legislativa para a última semana antes do recesso
“Esse pessoal daquele casal né, um deles esteve detido na Inglaterra há pouco tempo por espionagem; o outro aqui tem suspeita de vender o mandato, e a outra menina, namorada de outro, que tá lá fora do Brasil. É uma trama”
Presidente Jair Bolsonaro, sobre uma suposta trama para derrubar o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, envolvendo o jornalista Glenn Greenwald, o marido dele, deputado David Miranda (PSol-RJ) e o ex-deputado Jean Wyllys (PSol-RJ)
“Enquanto parte da nação assiste a esse descalabro estupefata, e as elites ligam e desligam as instituições ao sabor de seus interesses, permitindo que esse sujeito seja presidente da República, eu aviso a este que eu tenho o maior orgulho de ser menina! De verdade!”
Ex-deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que, ao renunciar ao mandato, abriu a vaga para David Miranda (Psol-RJ)
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…