ANA MARIA CAMPOS
A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira (12) na presidência do Superior Tribunal Militar (STM) em cerimônia que prestigia a música lírica. A solenidade, diferentemente das anteriores na Corte, será realizada na recém reaberta Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com apresentação de artistas de diferentes nacionalidades.
Na programação, haverá a apresentação da pianista Virginia Hogan, pianista nascida no Rio de Janeiro, naturalizada americana. Ela estudou em instituições renomadas no Brasil, Alemanha, Áustria e Estados Unidos, e se apresentou em cinco continentes desde 1967. Além de sua carreira artística, Virginia Hogan também é conhecida por seu trabalho social. Ela foi eleita “Mulher do Ano” em 1993 pela imprensa americana.
A pianista russa Galina Besner, que desenvolveu sua carreira em vários países, trabalhando com músicos de diferentes origens e tradições, também vai se apresentar na solenidade.
O elenco conta também com uma brasiliense, Aida Kellen, cantora lírica formada na Escola de Música de Brasília. Ela conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e atuou em várias óperas e musicais, como “Alcina”, “Aïda”, “La Boheme” e “Carmen”. Atualmente, ela é integrante do quarteto feminino Mousikê Femme e continua seu trabalho vocal com o professor André Vidal.
Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007, para a vaga do STM destinada à advocacia, a ministra Maria Elizabeth será a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Corte.
A magistrada se diz comprometida a transparência e modernização do papel do STM, a defesa da democracia e o respeito às políticas de apoio à diversidade e inclusão.
Um dos objetivos centrais de seu mandato é aprovar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autorize a Corte Militar a manter um integrante no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na solenidade, o ministro Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, atual presidente do STM, assumirá a vice-presidência e a corregedoria para o biênio 2025-2027. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do STM e poderá ser acessada também pelo portal do Tribunal.