Eixo Capital publicado em 11 de março de 2025, por Ana Maria Campos
Ao participar da solenidade de concessão do título de cidadão benemérito de Brasília ao arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, na Câmara Legislativa, ontem, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) pediu orações e proteção divina aos réus e condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. A parlamentar da base bolsonarista, que é católica e frequenta a igreja, fez um apelo a Dom Marcony e ao cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, que “intercedam por meio das orações em favor daquelas pessoas injustiçadas, presos políticos no Brasil, pessoas que estão com seus direitos humanos violados”. Bia Kicis seguiu a campanha bolsonarista a favor da anistia, tema da manifestação marcada para ocorrer em 16 de março.
Quatro mulheres serão homenageadas pela OAB
Sob a presidência do advogado Paulo Mauricio Siqueira, o Poli, o Conselho Pleno da Seccional da OAB-DF elegeu por unanimidade quatro mulheres da carreira jurídica para serem homenageadas. Elas serão agraciadas com a Medalha Myrthes Gomes de Campos. As escolhidas foram: Anelize de Almeida, procuradora-geral da Fazenda Nacional; Francisca Aires, advogada; Kátia Magalhães Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST); e Rita de Castro Hermes Meira Lima, defensora pública.
Valorização das mulheres
Criada em 25 de fevereiro de 2016, a medalha é a mais alta honraria concedida pela OAB-DF a advogadas e autoridades que se destacam no cenário jurídico do Distrito Federal, especialmente na defesa dos direitos, interesses e valorização das mulheres e suas prerrogativas. É uma homenagem a Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher a exercer, oficialmente, a advocacia no Brasil.
Porta aberta
A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) não fecha as portas para futuras candidaturas. “Eu saio da política, mas a política não sai de mim”, diz.
Como bilhões de dados explicam a polarização política
Mais de dois bilhões de dados analisados entre 2017 e 2024 mostram como as redes sociais se tornaram palco de disputas políticas, influenciando eleições, moldando narrativas e impactando a vida de milhões de brasileiros. Esse é o tema do livro Brasil Digital nas Entrelinhas da Polarização Política: Uma Análise de Big Data de 2017 a 2024, do especialista Alek Maracajá, que será lançado em 19 de março, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal. A obra apresenta uma imersão inédita no universo digital e revela como a política brasileira foi transformada pelo ambiente on-line. Baseado na análise de Big Data — ou seja, no processamento de grandes volumes de informações digitais —, o estudo mostra como algoritmos, redes de influência e desinformação impactaram os rumos do país nos últimos sete anos.
Mais tempo
Qualquer que seja o resultado do julgamento de hoje no Superior Tribunal de Justiça (STJ) do caso da 113 Sul, a discussão deve chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Quem perder vai recorrer. Isso se não tiver um pedido de vistas na 6ª Turma, onde será analisado o recurso de Adriana Villela.