alianca

Políticos engajados na criação do Aliança pelo Brasil começam a se desmobilizar

Publicado em Eixo Capital

Políticos que estavam engajados na criação do novo partido para abrigar o presidente Jair Bolsonaro e seu grupo, o Aliança pelo Brasil, começam a se desmobilizar e migrar para outras legendas. No DF e nacionalmente, um dos coordenadores era o advogado Luís Felipe Belmonte. Mas o próprio Bolsonaro deve sepultar a ideia ao ingressar, em breve, no PP, do senador Ciro Nogueira, ou no PTB, de Roberto Jeferson. Entre os que já deixaram o Aliança está o advogado Antônio Gomes, ex-procurador de Justiça e ex-presidente da Terracap que se filiou ao PSD, presidido no DF pelo empresário Paulo Octávio.

Dinheiro para educação

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) conseguiu, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a disponibilização de mais de R$ 50 milhões para investimento na educação do Distrito Federal. O recurso já foi empenhado e será usado para a construção de três escolas e de nove creches em várias regiões administrativas. Serão contempladas com as creches, Águas Claras, Recanto das Emas, Café Sem Troco, Guará 2, Varjão, Riacho Fundo 1 e Paranoá Parque. As três escolas serão construídas na região do Guará 2.

Mais higiene nos ônibus, por favor

O Ministério Público do DF recebeu novas denúncias de que os ônibus que fazem o transporte público no Distrito Federal e no Entorno não estão adotando corretamente as medidas de higienização necessárias para impedir contaminações pela covid-19. O coordenador da força-tarefa do MPDFT para combate à pandemia, José Eduardo Sabo Paes, disse, ontem, que a Secretaria de Mobilidade do DF tem autuado as empresas, mas as falhas sanitárias persistem. Ele pediu empenho do governo, da sociedade e, principalmente, das concessionárias. Também garantiu que a fiscalização do MPDFT no transporte coletivo vai retornar em breve.

Só papos

“Vários países, inclusive da América Latina, já estão vacinando seus nacionais contra a covid-19. Onde está a vacina para os brasileiros? Tem previsão? Tem presidente em Brasília? Quantas vítimas temos que ter para o governo abandonar o seu negacionismo?”
Ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Sergio Moro
“Alguém que manchou sua biografia tem legitimidade para cobrar algo? Alguém de quem tanto se esperava e entregou tão pouco na área de segurança quer cobrança? Por que, em seis meses, apreendemos mais drogas e mais recursos desviados da corrupção que em 16 meses da sua gestão?”
Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça

Críticas

A advogada Rosângela Moro, mulher de Sergio Moro, entrou no front com o presidente Jair Bolsonaro. Ela postou uma foto do ex-chefe do marido com a legenda: “O senhor escolheu um caminho muito errado. É o que penso”

À QUEIMA-ROUPA, com o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT)

Como você se acidentou?
Em primeiro lugar, agradeço a todos os amigos e à população do DF, pelos telefonemas, pelas mensagens nas redes sociais e orações que recebi. Durante todo esse processo, senti Deus e meus amigos fortemente presentes junto a mim. Quanto à dinâmica do acidente, eu bati a cabeça em uma porta de vidro, que pensei que estivesse aberta, e caí para trás. Nisso, senti muitas dores na coluna e achei por bem seguir para o hospital. Fui para o Santa Helena e, depois, para o Sírio-Libanês. Fui muito bem atendido em ambos e deixo aqui meu agradecimento a todos os profissionais pelos quais passei.
Está se sentindo recuperado?
Sinto-me bem, recuperando-me a passos largos. Mas tenho de fazer um tratamento e o farei, seja qual for. Espero que, com ele e a fisioterapia, tudo volte de vez ao seu lugar. O importante é que, agora, eu estou bem, ao lado de quem amo e sob bons cuidados.
Um acidente depois de passar pelas agruras da covid-19. Foi um ano ruim?
Foi um ano difícil, sim. Com todos os problemas, todo o sofrimento trazido pela covid-19. E deixo aqui minha solidariedade às famílias das quase 190 mil pessoas que tiveram a doença e, diferentemente de mim, infelizmente, perderam a luta. Que Deus as acolha e que leve paz aos corações dos parentes. E, por mais que sejam algo, às vezes, até subestimado, acidentes domésticos podem ser fatais. Basta lembrar o caso do apresentador Augusto Liberato. Eu passei pelas duas situações, mas, graças a Deus, estou bem. Estou em casa com minha família e, logo, estarei de volta à labuta. Agora, apesar de tudo isso, trabalhamos intensamente pelo DF, e acabou sendo um ano produtivo, de conquistas históricas para nossa população.
Que conquistas?
Estamos com diversas unidades de saúde em construção. Só em Planaltina, por exemplo, tem uma UPA (unidade de pronto-atendimento) e uma UBS (unidade básica de saúde). Tivemos diversas entregas, como o plano de saúde do servidor, licitações. Para você ter ideia, hoje (ontem), saiu no DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) a licitação para a reforma da Radiologia do Hospital de Planaltina. Houve vitórias em meio a todas as dificuldades.
Qual é a sua expectativa para 2021?
Seguir trabalhando muito pelo DF. Como deputado, na presidência da CPI (comissão parlamentar de inquérito) do Feminicídio, agora à frente da CAF (Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa), temos muito chão para percorrer. Vem aí a Luos (Lei de Uso e Ocupação do Solo do DF), o Pdot (Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF). Então, temos muitos desafios e expectativas quanto ao próximo ano, e é com trabalho, responsabilidade e dedicação que vamos trazer as soluções que o DF precisa ter. Dessa forma, temos, também, toda a disposição do mundo para trazer respostas para nossa população. Desde já, estamos lutando para que 2021 seja o ano da retomada, da reconstrução. A vacina contra a covid-19 já é uma realidade, e esperamos que ela traga novo ânimo a todos. Sonho e trabalho por um DF onde todo o amparo do Estado seja de absoluta excelência. Na segurança pública, por exemplo, apesar de tudo, temos uma Polícia Civil com resultados cujo nível se equipara à Europa. No mais, ratifico meu mais sincero e profundo compromisso junto ao DF, e não vamos parar.