Políticos do DF pedem bênçãos a Sarney

Compartilhe

Por Ana Maria Campos – Políticos do Distrito Federal estiveram na festa de aniversário de 93 anos do ex-presidente José Sarney, em sua casa, no Lago Sul. Foram pedir bênção a essa personalidade que enfrentou adversidades e vitórias ao longo de 70 anos de vida pública. O governador Ibaneis Rocha (MDB), o ex-governador José Roberto Arruda, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o empresário Paulo Octávio e o secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, que foi diretor-geral do Senado sob a presidência de Sarney, estavam entre os convidados. Lúcido e gentil, Sarney cumprimentou um por um dos mais de 500 convidados.

Deputados do Republicanos votam a favor da urgência do projeto das fake news

Na bancada do DF, seis dos oito deputados federais votaram a favor da urgência na tramitação do projeto das fake news, defendido pela base do governo Lula. Três deles, Gilvan Máximo, Júlio César Ribeiro e Fred Linhares, são do Republicanos, partido que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro, mas conversa com o governo atual. “Somos independentes. Votamos a favor da urgência porque houve um acordo de líderes. Esse projeto tramita há três anos. Temos de discutir”, justifica Gilvan.
“Votei a favor para que possamos receber o relatório do relator e, assim, entrar na fase de discussões e, finalmente, aprovação ou não da matéria”, afirma Júlio César.

Mobilização continua

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo), Cláudia Alcântara, acredita no sucesso do acordo fechado, ontem, por deputados e senadores da bancada do Distrito Federal com líderes governistas no Congresso para encerrar em 30 dias a tramitação da recomposição salarial de 18% das forças de segurança do DF. “Este acordo só foi possível em razão da mobilização em massa dos nossos policiais civis. A gente tem que continuar mobilizado até que a medida provisória seja editada. Isso vem ao encontro do nosso pensamento sobre a importância de uma categoria unida. Quero agradecer a todos que nos apoiaram nesta luta, policiais, deputados federais e distritais, senadores, governador e vice-governadora, além do governo federal”, afirmou.

Trocando as bolas

A sessão conjunta do Congresso provocou, ontem, tantos debates sobre a recomposição das forças de segurança do DF que alguns parlamentares escorregaram no discurso. O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do PLN do reajuste do funcionalismo público federal, chamou o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) de deputado Izalci. O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), trocou as bolas e citou deputado Rafael Pedrosa, referindo-se ao Rafael Prudente (MDB-DF).

thaysmartins

Posts recentes

  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

5 horas atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

22 horas atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“O Sindepo não tem partido. Dialoga com todos”, afirma a presidente do Sindicato dos Delegados, Cláudia Alcântara

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…

2 dias atrás