GABRIELA VINHAL
Com o conflito entre manifestantes e policiais militares no protesto de terça-feira (13/12), na Esplanada dos Ministérios, populares se dispersaram pelo Plano Piloto. Durante uma perseguição, a Tropa de Choque da Polícia Militar foi até a 303 Norte em busca de supostos vândalos. No entanto, quem sofreu com a ação dos PMS foram os clientes de um café da quadra.
Um vídeo do ato foi publicado no Facebook e repercutiu entre os internautas. As imagens mostram policiais soltando spray de pimenta contra as pessoas que estavam sentadas no local, e que criticaram a violência dos militares contra os manifestantes. Em nota, a Polícia Militar afirmou que “serão apuradas as reais circunstâncias do fato”.
Esta não é a primeira vez que PMs fazem o uso arbitrário do gás. Em 2013, o capitão do BPChoque Bruno Rocha justificou, em um vídeo feito por manifestantes por que havia lançado gás sobre os manifestantes. “Porque quis”, respondeu na ocasião.
Em nota, o Ministério Público do DF e Territórios esclareceu que pediu o arquivamento do inquérito policial militar instaurado contra o capitão Bruno da Rocha, pois ficou comprado que o vídeo divulgado nas redes sociais tinha sido editado e não tinha sido ele que jogou spray de pimenta nos manifestantes.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…