Planalto tenta reverter multa ambiental por poluir o Lago Paranoá

Compartilhe
Coluna Eixo Capital/Por Helena Mader

O Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal vai julgar no próximo dia 29 um processo contra a Presidência da República, em que o Planalto recorre contra uma multa de R$ 50 mil imposta pelo GDF, em 2015, por conta de um vazamento da caldeira do palácio. O óleo escoou pelas galerias de águas pluviais e foi parar no Lago Paranoá. No processo, a Presidência da República alega que a caldeira já foi desativada e lacrada.

Argumenta ainda que deve ser aplicada uma “atenuante de cooperação, ao atuar com transparência e diligência, de modo a evitar a ocorrência de maiores danos ambientais”. O vazamento de óleo e a aplicação da multa ocorreram no governo da petista Dilma Rousseff. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é crítico da aplicação de multas ambientais e defende mudanças na legislação.

Dificuldades com a base

Logo na primeira sessão da Câmara Legislativa do semestre, em que o governador Ibaneis Rocha discursou na Casa, os deputados esvaziaram o plenário e não votaram projetos do Executivo. Muitos parlamentares estão insatisfeitos com o contingenciamento de emendas e não escondem isso nem nos discursos feitos na tribuna. A falta de quórum reflete o descontentamento de boa parte da base aliada.

Mudanças no Itapoã

Para tentar avançar nesse ponto, o governador exonerou ontem o administrador do Itapoã, Padre Alessander Capalbo, que concorreu pelo MDB e é próximo do ex-vice-governador Tadeu Filippelli. Ibaneis entregou o cargo ao deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC), que optou pelo líder comunitário Deliomar Louzeiro. Segundo o parlamentar, ele seguiu uma indicação da comunidade, por meio de eleição. Se a rebelião na base continuar, outras administrações regionais poderão ter mudanças.

Nova região em debate

O governo fará uma audiência pública para discutir o projeto de lei que cria a região administrativa de Arniqueiras e Areal. Hoje, a área faz parte da cidade de Águas Claras, apesar de ter perfil socioeconômico e urbano completamente diferente. A proposta demorou a sair do papel por conta de uma decisão judicial que proibia obras de infraestrutura na região de Arniqueiras.
O debate será nesta segunda-feira, na Escola Classe Arniqueiras.

Delegado Lúcio Valente deixa a Divicom da PCDF

Depois de dois anos à frente da Divisão de Comunicação da Polícia Civil do DF, o delegado Lúcio Valente (foto) deixa o cargo. Respeitado pelos colegas e pela imprensa, ele agora vai assessorar o Departamento de Polícia Especializada (DPE) e, na sequência, assumirá um posto na estrutura da Coordenação de Repressão a Homicídios. Atualmente na 17ª Delegacia de Polícia, Darbas Coutinho assumirá a Divicom. Na Polícia Militar, também há novidades na chefia da assessoria de imprensa, vinculada ao Centro de Comunicação: sai o major Michello Bueno e entra o capitão Rafael Maidana.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

4 dias atrás