DA COLUNA EIXO CAPITAL
A atividade econômica no DF caiu 0,6% no segundo trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Econômico do DF (Idecon-DF) que será divulgada hoje (11) pela Codeplan.
Apesar do desaquecimento da economia, os números estão sendo avaliados como um suspiro pela equipe do governo Rollemberg porque mostram uma queda menor do que a média do país.
Entre abril e junho, o PIB nacional, calculado pelo IBGE, teve uma retração de 2,6%. “Poderia ser pior no DF. Outros estados estão sofrendo mais”, avalia a secretária de Planejamento, Leany Lemos. Essa é a segunda queda no ano e em toda série histórica desde que o estudo começou a ser realizado, em 2012.
Mas foi menor do que a dos primeiros meses do ano, quando a economia recuou em 1,7%.
Seca castiga
Enquanto a agropecuária foi o único setor da economia nacional a crescer no segundo trimestre de 2015, no Distrito Federal, houve uma queda acentuada, de 21,7%.
O principal motivo, segundo o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, foi a estiagem. O milho e a soja, produções relevantes no segundo trimestre do ano, apresentaram quedas de 36% e 33%, respectivamente, na safra esperada para 2015 em relação à obtida em 2014.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…
ANA MARIA CAMPOS A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois votos para…