PGR se manifesta pela cassação definitiva do distrital José Gomes

Compartilhe

A Procuradoria-Geral da República se manifestou, em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela cassação definitiva do deputado distrital José Gomes.

O parlamentar foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  e chegou a ficar afastado do cargo por 10 dias, mas conseguiu liminar no STF para voltar ao cargo.

“Do que se depreende da presente petição, é a falta de uma excepcionalidade capaz de conter a prestação jurisdicional formada pelos julgadores do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral.  A execução do julgado do Tribunal Superior Eleitoral é oferecer celeridade de solução em abuso económico que maculou o resultado das eleições, em menosprezo aos eleitores, dando-se regularidade e e6etividade aojogo aguardado. No caso em exame, há um maior risco de estar se tutelando um ato formal de do que preservando uma prestação da Suprema Corte em teses de fundo constitucional”, escreveu o vice-procurador-geral da República, Humberto Jaques de Medeiros.

Antes disso, Gomes foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que o declarou inelegível por oito anos e cassou o mandato por abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2018.

Gomes é acusado de coagir funcionários da empresa que comandava a votar em seu favor nas eleições para a Câmara Legislativa. Recentemente, ele foi alvo de operação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que mira supostas fraudes praticadas pelo deputado e foi expulso do PSB.

Relembre o caso

O distrital foi denunciado, em 2018, por abuso de poder econômico. O processo foi aberto no TRE a partir de uma representação apresentada pelo distrital Chico Vigilante (PT), antes mesmo da eleição. Gomes é acusado de coagir funcionários de sua empresa, a Real JG Serviços Gerais, a votarem a seu favor nas eleições de 2018. Empregados denunciaram a pressão para votar no empresário e divulgaram vídeo e gravações em que eram cobrados para escolher Gomes como o concorrente a distrital.

A defesa do parlamentar nega as acusações.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

Sergio Leonardo, advogado de Vorcaro, nega “com veemência”, negociação para delação premiada

ANA MARIA CAMPOS O advogado Sergio Leonardo, que representa o dono do Banco Master, Daniel…

9 horas atrás
  • CB.Poder

Câmara Legislativa reajusta benefícios para servidores e deputados

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Câmara Legislativa concedeu reajuste de 3,90% no valor do auxílio-alimentação…

9 horas atrás
  • CB.Poder

Presidente do BRB vai prestar contas à Câmara Legislativa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa,…

9 horas atrás
  • CB.Poder

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral vai recolher assinaturas para projeto de iniciativa popular que responsabiliza parlamentares por desvios de emendas

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) decidiram começar…

9 horas atrás
  • CB.Poder

Ibaneis vai editar decreto para limitar gastos em 2026

O governador Ibaneis Rocha reuniu secretários e presidentes de empresas públicas, nesta terça-feira (20), na…

1 dia atrás
  • CB.Poder

GDF cria cargos comissionados para pessoas em situação de rua

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Governo do Distrito Federal (GDF) criou 15 cargos comissionados para…

2 dias atrás