Mais uma vez, crescem as discussões para que o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) assuma um cargo no núcleo estratégico do governo Bolsonaro. O cargo mais cotado é o de ministro da Segurança Pública, numa possível separação da pasta do Ministério da Justiça. O presidente tem interesse na criação do Ministério da Segurança Pública ainda neste ano. Há estudo para o remanejamento de cargos para que o Ministério seja criado por meio de
Medida Provisória.
Há possibilidade de a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento do Sistema Penitenciário (Depen) serem mantidos na Pasta da Justiça e o novo Ministério cuidar da articulação nacional os estados e municípios e na operacionalização do Sistema Único de Segurança Pública. Fraga é o nome indicado pela Bancada da Bala no Congresso. Mas ainda não há definição. Bolsonaro diz que topa, mas é considerado uma incógnita.
O presidente Jair Bolsonaro esteve, ontem, no Detran-DF para se cadastrar no processo de identificação por biometria e renovar a carteira de habilitação. No órgão, ele foi recebido pelo diretor-geral, Zélio Maia, e seguiu para a Secretaria de Segurança Pública do DF.
Chegou praticamente de surpresa no gabinete do secretário Anderson Torres, avisado apenas minutos antes da visita ilustre. Os dois conversaram sobre o esquema de segurança do fim de semana, quando estão programadas manifestações na Esplanada dos Ministérios e na Torre de TV. A afinidade é grande e sempre surgem os rumores de que Torres pode migrar para o governo federal.
Entrou em vigor ontem uma lei que estabelece medidas para evitar a exploração comercial da pandemia do novo coronavírus. Pela lei, de autoria da deputada Arlete Sampaio (PT), fica enquadrada como crime contra as relações de consumo a elevação, sem justa causa, de preços de insumos, bens, produtos ou serviços utilizados para evitar a contaminação pelo vírus da covid-19. As penas vão desde multa, apreensão dos produtos, suspensão temporária da autorização de serviços, interdição e até cancelamento da inscrição na Secretaria de Economia do DF.
A Lei da Ficha Limpa, que completou 10 anos ontem, tirou do cenário político local dois campeões de votos: Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. Como estaria o Distrito Federal se eles tivesse disputado as eleições? Roriz saiu em 2010 e a vitória foi de Agnelo Queiroz (PT). Em 2014, Arruda não pôde concorrer e Rodrigo Rollemberg (PSB) se elegeu. Muita coisa seria diferente, com certeza.
O dia de ontem foi de recorde na pandemia no Distrito Federal. Foram registrados 903 novos casos em relação ao dia anterior e a tendência, agora, é crescer a cada dia até o pico. #FiqueEmCasa
No número de óbitos pelo novo coronavírus, o DF está na 17ª colocação nacional. Na contagem de casos, está em 13°.
“Não adianta negar a existência da pandemia. Isso faz parte do populismo, negar a realidade. Ou interferir nas instituições de uma maneira, com todo respeito ao presidente, mas de uma maneira arbitrária”
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz Sergio Moro, em entrevista ao vivo no canal da Arko Advice
“Quando foi que Bolsonaro pediu para os cidadãos pegarem em armas contra oisolamento? A verdade é que o ex-juiz Sérgio Moro está que é puro ressentimento por ter perdido a indicação para o STF e por ter deixado de ser o herói dos brasileiros que lutam pelo verde e amarelo”
Ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ)
Com quase 34 mil mortos, o Brasil ultrapassou a Itália ontem no número de óbitos e só perde para o Reino Unido e Estados Unidos. Será que neste quesito o Brasil será campeão mundial?
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…