Por Ana Maria Campos — Os parlamentares do PT-DF e integrantes da direção regional do partido tiveram encontro ontem com a presidente nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). Também participaram representantes do PV e PCdoB que integram a federação. Na pauta, o desgaste dos aliados de Lula em Brasília com tantas polêmicas, como as declarações do do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o parcelamento do reajuste das forças de segurança. Tudo isso associado ao prestígio dado a adversários como o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que apareceu nesta semana em foto ao lado do presidente Lula e ainda com notícias positivas. À noite, as lamentações ocorreram em reunião com o ministro chefe de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Políticos do DF deixam discórdias do passado e se unem por Brasília
Ocorreu em clima de paz a reunião do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com o governador Ibaneis Rocha e os ex-governadores Rodrigo Rollemberg, Agnelo Queiroz, Rogério Rosso, Wilson Lima, Paulo Octávio, José Roberto Arruda e Maria de Lourdes Abadia. Rollemberg e Agnelo, que trocaram farpas sobre a gestão, estavam lado a lado. Abadia e Arruda conversaram e riram de histórias do passado. Cristovam contou como era em sua época, em que não havia Fundo Constitucional. Os deputados e senadores do DF também participaram. Apenas Fred Linhares (Republicanos) não pôde comparecer.
Ibaneis sendo Ibaneis
O governador do Distrito Federal foi aconselhado por aliados a amenizar um pouco o tom em relação a Rui Costa, depois das declarações iniciais bem duras em reação aos ataques do ministro de Lula a Brasília. Mas ele ouviu muitos incentivos também e aplausos. No governo, muita gente agora só se refere ao chefe da Casa Civil como o “idiota completo”, termo que o governador usou no último domingo.
Em defesa das forças de segurança
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, fez um pronunciamento contundente nas redes sociais sobre a posição de Rui Costa em relação a Brasília e o atropelo do governo federal na recomposição salarial das forças de segurança do DF. “A visão preconceituosa de alguns políticos sobre o DF explica a dificuldade no cumprimento do acordo salarial das nossas forças de segurança. É o pensamento pautado no atraso, infelizmente, numa posição muito importante na escala decisória do país, embora não represente a opinião do governo federal”. Sandro disse, ainda, que este tipo de postura atrapalha a luta pela estabilidade política na capital do país e afirmou que está na torcida para que o Congresso possibilite o reajuste dos salários da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF que hoje, segundo o secretário de Segurança, estão entre os mais mal remunerados do país.
……..
Paz
O ex-governador José Roberto Arruda estava tão animado na inauguração do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, na última segunda-feira, que até bateu um papo com o deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF), com quem teve um desentendimento na campanha eleitoral. Num evento, irritado com o apoio de Gilvan a Damares Alves, então adversária de Flávia Arruda na disputa ao Senado, Arruda empurrou Gilvan. Ontem, o clima era outro.
Padrinho
Arruda estava especialmente animado na inauguração do Túnel Rei Pelé porque a obra começou em sua gestão, há mais de 15 anos. Ficou 10 anos parada e levou cinco anos para conclusão no governo Ibaneis. Por isso, o governador do DF o convidou para o evento.
Quem é vivo sempre aparece
Há tempos, o ex-vice-governador Benedito Domingos andava sumido de eventos públicos. Mas, nesta semana, fez questão de participar da inauguração do túnel em Taguatinga, cidade que o consagrou na política.
………
Cadelinhas em ação
Vamp e Mega são as cadelinhas do Ministério da Agricultura e Pecuária que começaram a trabalhar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Elas fiscalizam a bagagem que chega em voos internacionais para ajudar os fiscais a encontrar produtos de natureza orgânica proibidos de entrar no Brasil em função dos riscos sanitários. Vamp é da raça pastor belga malinois e tem 5 anos. Meg, 6, é labrador retriever golden. São animais extremamente inteligentes. Dois fiscais federais agropecuários, Montemar Onishi e Eduardo Alves, foram selecionados e capacitados em Brasília. As duas cadelas também foram treinadas durante anos para desenvolver a habilidade de identificar produtos de natureza orgânica nas bagagens. No mesmo aeroporto, já atuam cães ligados à Receita e à Polícia Federal, que geralmente farejam produtos ilícitos, como drogas. Há também cachorros de empresas aéreas treinados para detectar explosivos.
R$ 30 milhões para a cultura
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF lança, hoje, na área externa da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), com uma grande festa, o segundo edital do FAC Brasília Multicultural II. São mais de R$ 30 milhões de fomento às artes. Durante o evento, que começa às 17h, a população poderá conferir shows de música, teatro, arte urbana e quadrilha junina. Tudo de graça.