Coluna Eixo Capital, por Carlos Alexandre de Souza
Uma pesquisa realizada pelo instituto Exata Opinião Pública revelou que a maioria dos moradores do Sudoeste e dos motoristas que trafegam na região é favorável à construção do viaduto Epig-Sudoeste-Parque da Cidade. Por meio de entrevistas face a face, o levantamento ouviu 470 pessoas. Segundo os resultados da pesquisa, 66% dos moradores do bairro se dizem a favor do viaduto. Entre os usuários da via, esse percentual é ainda maior: 76%. O levantamento da Exata foi realizado no último dia 11. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, a estrutura beneficiaria a 50 mil motoristas.
Apesar dos benefícios viários, o viaduto não está livre de controvérsias. Grupos de moradores do Sudoeste reclamam do impacto da obra nas áreas verdes do bairro. A queixa motivou uma ação civil pública, ajuizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O juiz Carlos Maroja, da Vara do Meio Ambiente, encaminhou o caso para análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Sobre o debate, cabe uma ponderação. Descontadas as ressalvas ambientais, a construção do viaduto é uma consequência natural da duplicação da EPTG, com o aumento de um grande fluxo de automóveis. Não faz sentido alargar uma via por vários quilômetros para desembocar em funil viário.
O ex-advogado geral da União Luís Inácio Adams e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo aderiram ao movimento Ordem Democrática, que tem a advogada Renata Amaral como pré-candidata à presidência da OAB-DF.
“Tenho absoluta convicção de que é preciso lutar pela construção de uma terceira via, que defenda um projeto de Brasil, longe da polarização que reduz ou inviabiliza o debate democrático.”
Do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), sobre a busca de uma terceira via. Ele tem ouvido sugestões cada vez menos discretas para que seja ele o candidato.
Renova mais
Durante a entrega de certificados a lavadores e guardadores de carros, o governador Ibaneis Rocha anunciou o plano de ampliar o programa Renova DF. “Até o fim do ano, queremos ter aproximadamente 10 mil pessoas qualificadas”, disse Ibaneis. Ele estava acompanhado do secretário de Trabalho, Thales Ferreira, e do deputado distrital Robério Negreiros, autor da lei de qualificação desses trabalhadores.
Sete anos de vida
A Câmara Legislativa aprovou projeto de Decreto Legislativo nº 190/2021, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que mantém em sete anos o prazo máximo de vida útil dos ônibus em circulação no Distrito Federal. O projeto torna sem efeito a decisão do Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (CTPC/DF) que aumentava para dez anos o período de utilização dos veículos coletivos.
Na casa do DEM
O deputado distrital Eduardo Pedrosa se juntou às fileiras do Democratas. O parlamentar, ex-PTC, disse que a ida para o DEM representa uma “volta para casa”. “Meu primeiro ato político foi assinar a ficha de filiação ao DEM”, disse. A recepção foi calorosa. “A chegada do Eduardo ao partido marca o início de novos tempos no Democratas DF”, disse Alberto Fraga, presidente regional do partido, ladeado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e ACM Neto, presidente nacional do DEM.
Um olho na vacina, outro nas eleições
O ex-deputado federal e ex-governador do DF Rogério Rosso vai mesmo disputar as eleições para a Câmara dos Deputados em 2022. Diretor de negócios internacionais da União Química e principal responsável pelas negociações para a produção da vacina Sputnik V no Brasil, Rosso estreitou as relações com o grupo de Ibaneis Rocha e faz planos de ser um dos parlamentares mais votados do DF.
Nem você me liga, nem eu te telefono
Não convidem para a mesma reunião Tadeu Filippelli e Ibaneis Rocha. Eles têm evitado circular no mesmo ambiente. Felippelli não foi ao almoço oferecido por Ibaneis em homenagem a Michel Temer, e o governador não apareceu no “Todos por um só só Brasil”, evento oferecido pelo partido na sede do Lago Sul.
Às claras
Contrário à recondução de Augusto Aras à Procuradoria-Geral da República, o senador Reguffe defende mudanças na votação para esses casos. “É um absurdo que esse tipo de votação seja secreta, sem os eleitores terem o direito de saber como os seus representantes votaram, o que deveria ser o mínimo em uma democracia representativa”, acredita o senador.
Aperta o cinto
O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu, em medida cautelar, a ajuda de custo para a diretoria do Instituto de Gestão Estratégica (Iges/DF). Os conselheiros tomaram a decisão após examinar representação apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC-DF), que detalhou dificuldades financeiras do instituto. Consta no processo que o Iges foi obrigado a repactuar as dívidas e precisou de aprovação de crédito suplementar no valor de R$ 107,5 milhões para manter a folha de pessoal. O TCDF estabeleceu o prazo de cinco dias para a direção do Iges se manifestar.
Só papos
“Vocês são massa de manobra de partidos políticos e de organizações”
Luiz Lima (PSL-RJ), deputado federal, sobre a mobilização indígena em Brasília.
“O deputado devia respeitar a luta legítima e urgente dos povos indígenas em defesa da vida e dos territórios. Massa de manobra são os que seguem sem questionamento o autoritarismo emanado do Palácio do Planalto.”
Erika Kokay (PT-DF), deputada federal
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…