Cláudio Abrantes
Cláudio Abrantes Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press. Cláudio Abrantes

“Pela qualidade do transporte, já pagamos muito caro”, diz Claudio Abrantes

Publicado em Notícias

Líder do governo na Câmara Legislativa, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) criticou o aumento das passagens de transporte público no Distrito Federal. “Pela qualidade, já pagamos muito caro”, afirmou o parlamentar em entrevista ao programa CB Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, nesta segunda-feira (3/2).

“O governador Ibaneis me deu essa liberdade para discordar dele em alguns pontos, mesmo sendo líder. Acho que o aumento não é adequado para o momento”, justificou o parlamentar.

Abrantes comentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de autoria do distrital Fábio Felix (PSol), que tenta barrar o reajuste. “Nós combinamos que, se for a Plenário, será na quarta-feira (5/2). Amanhã, é abertura do ano legislativo e não deve haver votação”, adiantou.

O parlamentar, no entanto, ressaltou que, na gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), um PDL aprovado pela Câmara foi anulado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). “O TJ entendeu que o PDL não era a ferramenta adequada”, lembrou. “Pela jurisprudência, a tendência é essa, de o PDL ser um natimorto.”

Segurança pública

Policial civil de carreira, Abrantes comentou o imbróglio envolvendo o reajuste para as forças de segurança da capital federal. O deputado reclamou da postura do governo federal no processo.

“Em fevereiro do ano passado, o GDF mandou proposta adequada com a recomposição para a Polícia Civil. No governo federal, entrou em ritmo lento. Nitidamente numa ação de protelação”, observou.

Abrantes também criticou o recuo do presidente Jair Bolsonaro em relação à Medida Provisória que encaminharia 8% de aumento para as forças de segurança. “Nunca vi isso: o presidente assinar uma MP na frente do governador, de ministro e de um senador da República e depois desistir dela.”

Na avaliação do distrital, a proposta, enviada ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei, deve enfrentar dificuldades. “O melhor caminho seria a MP, mas foi a decisão do presidente. Também ficou acertado que ele enviará uma MP para transferir a gestão financeira do Fundo para o GDF e esperamos que essa promessa seja cumprida.”

Questionado sobre a permanência de líderes de facções criminosas no DF, Abrantes criticou a decisão do Ministério da Justiça de manter os chefes dessas organizações na Penitenciária Federal em Brasília. “Eu penso que só quem não entende minimamente de segurança pode imaginar que essa transferência não impacta a segurança do DF.”

Confira a entrevista na íntegra em vídeo:

Ouça o podcast: