Parlamentares do DF repercutem condenação de Lula

Compartilhe

Ana Viriato

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do Triplex do Guarujá, movimenta as redes sociais — o assunto é o mais comentado no Twitter. Após o anúncio da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão, deputados do DF usaram as mídias para enaltecer e criticar a decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal.

O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) comemorou a sentença. “Lula finalmente foi condenado! O juiz Sérgio Moro determinou que Lula seja “interditado” para cargos ou funções públicas”, disse no Twitter. Em sua página do Facebook, parabenizou Sérgio Moro pelo “excelente trabalho”.

Ronaldo Fonseca (PROS-DF) relembrou que o Tribunal Regional Federal (TRF) ainda tem de confirmar a decisão do magistrado para que Lula cumpra a pena. “Decisão do juiz Sérgio Moro condenando Lula tem base jurídica para ser revista no TRF. Não se surpreendam se o Tribunal mudar”, escreveu.

O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), que entrou na tropa de choque responsável por resguardar o presidente Michel Temer (PMDB) contra a denúncia de corrupção passiva na CCJ, limitou-se a replicar matérias relativas à condenação no Twitter e Facebook.

Presidente da Executiva Regional do PT no DF e deputada federal, Erika Kokay desmoralizou a sentença em uma sequência de cinco tweets. “URGENTE: Mesmo sem provas, Lula é condenado por Moro”, iniciou. E seguiu: “Condenação de Lula é eminentemente política e tem o único objetivo de torná-lo inelegível. É o golpe dentro do golpe”.

A parlamentar acrescentou: “Vamos recorrer dessa condenação farsesca de Moro contra Lula nas Cortes Internacionais. Lula é perseguido político por liderar pesquisas”. “Enquanto a gente luta na CCJ para dar prosseguimento à denúncia contra Temer, a mídia comemora a condenação de Lula por Moro (sic)”. E finalizou: “Bolsa dispara com condenação de Lula, dizem os jornais. Óbvio, o único que poderia interromper a captura do País pelo sistema financeiro”.

Cenário local

Os distritais também se manifestaram em redes sociais sobre a condenação de Lula. Raimundo Ribeiro (PPS), réu por corrupção passiva no âmbito da Operação Drácon, comemorou o julgamento. “Mais uma vez a justiça está sendo feita! Ver a condenação do chefe da quadrilha que acabou com nosso Pais me traz esperança de ver nosso Brasil ser passado a limpo!”, escreveu no Facebook.

Os petistas Chico Vigilante, Ricardo Vale e Wasny de Roure, por outro lado, lamentaram a decisão e criticaram Sérgio Moro. “Lula foi condenado por Moro muito antes do recebimento da denúncia. Esse teatro é parte do processo de criminalização do PT”, disse Chico. E complementou: “A data escolhida por Moro para condenar Lula é estratégia para tirar o foco das denúncias de corrupção contra Temer, Aécio e sua quadrilha (sic)”.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

MPDFT denuncia ex-vice-presidente do PT-DF por exploração de menores

Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…

6 horas atrás
  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

1 dia atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Moraes ameaça multar presidente da CPI do 8/1 em R$ 50 mil

Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…

3 dias atrás
  • CB.Poder

PF acessa celular de homem-bomba e apreende telefone de ex-companheira

Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…

5 dias atrás