Ana Viriato
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do Triplex do Guarujá, movimenta as redes sociais — o assunto é o mais comentado no Twitter. Após o anúncio da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão, deputados do DF usaram as mídias para enaltecer e criticar a decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal.
O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) comemorou a sentença. “Lula finalmente foi condenado! O juiz Sérgio Moro determinou que Lula seja “interditado” para cargos ou funções públicas”, disse no Twitter. Em sua página do Facebook, parabenizou Sérgio Moro pelo “excelente trabalho”.
Ronaldo Fonseca (PROS-DF) relembrou que o Tribunal Regional Federal (TRF) ainda tem de confirmar a decisão do magistrado para que Lula cumpra a pena. “Decisão do juiz Sérgio Moro condenando Lula tem base jurídica para ser revista no TRF. Não se surpreendam se o Tribunal mudar”, escreveu.
O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), que entrou na tropa de choque responsável por resguardar o presidente Michel Temer (PMDB) contra a denúncia de corrupção passiva na CCJ, limitou-se a replicar matérias relativas à condenação no Twitter e Facebook.
Presidente da Executiva Regional do PT no DF e deputada federal, Erika Kokay desmoralizou a sentença em uma sequência de cinco tweets. “URGENTE: Mesmo sem provas, Lula é condenado por Moro”, iniciou. E seguiu: “Condenação de Lula é eminentemente política e tem o único objetivo de torná-lo inelegível. É o golpe dentro do golpe”.
A parlamentar acrescentou: “Vamos recorrer dessa condenação farsesca de Moro contra Lula nas Cortes Internacionais. Lula é perseguido político por liderar pesquisas”. “Enquanto a gente luta na CCJ para dar prosseguimento à denúncia contra Temer, a mídia comemora a condenação de Lula por Moro (sic)”. E finalizou: “Bolsa dispara com condenação de Lula, dizem os jornais. Óbvio, o único que poderia interromper a captura do País pelo sistema financeiro”.
Cenário local
Os distritais também se manifestaram em redes sociais sobre a condenação de Lula. Raimundo Ribeiro (PPS), réu por corrupção passiva no âmbito da Operação Drácon, comemorou o julgamento. “Mais uma vez a justiça está sendo feita! Ver a condenação do chefe da quadrilha que acabou com nosso Pais me traz esperança de ver nosso Brasil ser passado a limpo!”, escreveu no Facebook.
Os petistas Chico Vigilante, Ricardo Vale e Wasny de Roure, por outro lado, lamentaram a decisão e criticaram Sérgio Moro. “Lula foi condenado por Moro muito antes do recebimento da denúncia. Esse teatro é parte do processo de criminalização do PT”, disse Chico. E complementou: “A data escolhida por Moro para condenar Lula é estratégia para tirar o foco das denúncias de corrupção contra Temer, Aécio e sua quadrilha (sic)”.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…