Lula
Lula Crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Lula

Parlamentares do DF repercutem condenação de Lula

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do Triplex do Guarujá, movimenta as redes sociais — o assunto é o mais comentado no Twitter. Após o anúncio da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão, deputados do DF usaram as mídias para enaltecer e criticar a decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal.

 

O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) comemorou a sentença. “Lula finalmente foi condenado! O juiz Sérgio Moro determinou que Lula seja “interditado” para cargos ou funções públicas”, disse no Twitter. Em sua página do Facebook, parabenizou Sérgio Moro pelo “excelente trabalho”.

 

Ronaldo Fonseca (PROS-DF) relembrou que o Tribunal Regional Federal (TRF) ainda tem de confirmar a decisão do magistrado para que Lula cumpra a pena. “Decisão do juiz Sérgio Moro condenando Lula tem base jurídica para ser revista no TRF. Não se surpreendam se o Tribunal mudar”, escreveu.

 

O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), que entrou na tropa de choque responsável por resguardar o presidente Michel Temer (PMDB) contra a denúncia de corrupção passiva na CCJ, limitou-se a replicar matérias relativas à condenação no Twitter e Facebook.

 

Presidente da Executiva Regional do PT no DF e deputada federal, Erika Kokay desmoralizou a sentença em uma sequência de cinco tweets. “URGENTE: Mesmo sem provas, Lula é condenado por Moro”, iniciou. E seguiu: “Condenação de Lula é eminentemente política e tem o único objetivo de torná-lo inelegível. É o golpe dentro do golpe”.

 

A parlamentar acrescentou: “Vamos recorrer dessa condenação farsesca de Moro contra Lula nas Cortes Internacionais. Lula é perseguido político por liderar pesquisas”. “Enquanto a gente luta na CCJ para dar prosseguimento à denúncia contra Temer, a mídia comemora a condenação de Lula por Moro (sic)”. E finalizou: “Bolsa dispara com condenação de Lula, dizem os jornais. Óbvio, o único que poderia interromper a captura do País pelo sistema financeiro”.

 

Cenário local

Os distritais também se manifestaram em redes sociais sobre a condenação de Lula. Raimundo Ribeiro (PPS), réu por corrupção passiva no âmbito da Operação Drácon, comemorou o julgamento. “Mais uma vez a justiça está sendo feita! Ver a condenação do chefe da quadrilha que acabou com nosso Pais me traz esperança de ver nosso Brasil ser passado a limpo!”, escreveu no Facebook.

 

Os petistas Chico Vigilante, Ricardo Vale e Wasny de Roure, por outro lado, lamentaram a decisão e criticaram Sérgio Moro. “Lula foi condenado por Moro muito antes do recebimento da denúncia. Esse teatro é parte do processo de criminalização do PT”, disse Chico. E complementou: “A data escolhida por Moro para condenar Lula é estratégia para tirar o foco das denúncias de corrupção contra Temer, Aécio e sua quadrilha (sic)”.