O assassinato da vereadora Marielle Franco vai ecoar, ainda que em baixa escala, no debate eleitoral pelos cargos majoritários do Distrito Federal. A execução deve ser lembrada em discussões com o pré-candidato ao Palácio do Buriti Alberto Fraga (DEM), que postou fake news sobre a parlamentar no Twitter, e nos discursos da aposta do PSol ao Executivo local, a diretora da faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fátima de Sousa, a qual defenderá o legado da correligionária. A avaliação é da ex-deputada distrital e federal Maria José Maninha, em entrevista ao CB.Poder desta segunda-feira (19/03).
Para a ex-parlamentar, as recentes declarações de Fraga trouxeram o debate para o DF. Em um post, o deputado federal vinculou Marielle ao tráfico e, horas depois, o deletou. Após a repercussão negativa, no mesmo dia, o líder da bancada da bala desativou as contas do Facebook e Twitter. “Queremos desmascará-lo”, disse Maninha.
Apesar de assumir que o impacto da execução da vereadora nas eleições do DF terá menor proporção do que no pleito do Rio de Janeiro, Maninha garantiu que o tema será abordado. “Haverá ressonância sobre o assassinato aqui, principalmente, porque nossa candidata ao governo é uma mulher e fará o mesmo enfrentamento que Marielle no debate”.
Maninha ainda classificou como “irresponsável” a propagação de notícias sem a devida checagem por figuras públicas, como a desembargadora Marília Castro Neves e o delegado de Pernambuco Jorge Ferreira, além de Fraga. Ela garantiu que o PSol tomará providências jurídicas para buscar a punição de todos. “Estamos protocolando na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados um documento para questionar a reprodução de fake news pelo deputado. Também recorreremos ao CNJ contra a desembargadora. Faremos isso sempre que houver um movimento que se esboce para contar uma história diferente do que a história real da Marielle”, frisou.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…