Por Ana Maria Campos — Dois lindos painéis de Athos Bulcão serão restaurados em setembro durante a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro. As obras do artista podem ser vistas no foyer e na Sala Martins Pena. Elas estavam protegidas desde o início dos serviços na infraestrutura do teatro, mas já podem ser vistas. Foi o que constatou, ontem, o procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, em visita à reforma. Ele confirmou que praticamente 70% da execução e dos serviços no espaço estão concluídos. As coxias e a pintura do palco da Sala Martins Pena, além das instalações de ar-condicionado e da parte hidráulica, estão prontas, segundo o procurador.
A restauração dos paineis da sala e do foyer da Sala Martins Pena será realizada, a partir da próxima semana, pela Fundação Athos Bulcão (FundAthos). “É um desafio que, com a ajuda da Novacap, do Iphan, da Secretaria de Cultura e da construtora responsável, essa obra poderá ser entregue merecidamente à população do DF entre novembro e dezembro deste ano”, disse o procurador distrital dos direitos do cidadão. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem acompanhado as obras de revitalização do Teatro Nacional desde o início. Segundo Sabo, “o Iphan está muito atuante e atento a todos os detalhes para manter a originalidade da obra, fazendo um trabalho comprometido com a qualidade para a entrega ao público”.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) quase passou por um constrangimento na cerimônia de celebração dos 25 anos de criação do Ministério da Defesa. Ela foi convidada para a solenidade, mas não estava entre as autoridades agraciadas com medalhas. No momento em que os senadores homenageados foram chamados, Leila também se dirigiu ao palco, mas foi avisada pela assessoria a tempo. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anfitrião do evento, percebeu a confusão e explicou que Leila não estava entre os agraciados porque ela já havia recebido a comenda da Ordem do Mérito da Defesa. Na verdade, ela nunca recebeu essa medalha. Leila ficou tão contrariada com toda a confusão que mandou exonerar seu assessor de cerimonial.
Embora a direção do PSB-DF tenha declarado apoio à candidatura de Olgamir para a reitoria da UnB, o ex-governador Rodrigo Rollemberg decidiu ficar distante da eleição. “Reconheço grandes méritos na gestão da atual reitora Márcia Abrahão, que dirigiu a UnB com responsabilidade e competência num momento difícil das universidades públicas. Reconheço também grandes qualidades nas duas postulantes à reitoria da UnB, Rozana Naves e Olgamir Amância. A UnB, para mim, sempre estará em primeiro lugar. Qualquer uma que vencer a eleição terá de minha parte todo o apoio, seja na Secretaria de Economia Verde do MDIC ou no exercício do mandato de deputado federal”, afirmou Rollemberg à coluna.
A chapa encabeçada pela professora Rozana Naves e pelo professor Márcio Muniz na disputa pela reitoria da UnB tem conquistado apoios significativos de personalidades influentes de Brasília. No primeiro turno, a candidatura obteve 42,08% dos votos de professores, alunos e técnicos. Entre os apoiadores, está o professor emérito Aldo Paviani, renomado pesquisador e figura central em diversos núcleos acadêmicos da UnB. Outro apoio relevante vem do sociólogo e publicitário e também professor emérito Venício de Lima, pioneiro na área de Comunicação na UnB. Também declarou apoio à chapa o Dr. Geriberto Campos, médico e ex-professor da Faculdade de Ciências e Saúde da UnB, onde lecionou de 1967 a 1981.
Érika Kokay (PT-DF) foi eleita, na noite de quinta-feira, a melhor deputada federal do Centro-Oeste, em voto popular, do Prêmio Congresso em Foco 2024. A premiação reconhece o trabalho dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado.
A diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo DF) decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para 3 de setembro, no Clube da Adepol-DF. “Desde janeiro, os delegados de Polícia Civil do DF vêm aguardando a instalação do Fórum de Negociação Salarial, conforme disposto na Lei Federal 14.724/23, entretanto, já estamos chegando no mês de setembro de 2024 e até agora tanto o Governo Federal quanto o Governo do Distrito Federal não deram início à mesa de negociação” afirma a presidente do SindepoDF, Cláudia Alcântara.
A advogada Giovana Monte (foto) tomou posse, nesta semana, como diretora-adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) no Distrito Federal, ao lado do advogado Gabriel Mazarin, novo diretor no DF. “Assumir essa posição no Ibradim é uma honra e uma grande responsabilidade. A entidade desempenha um papel fundamental no aprimoramento do direito imobiliário no Brasil, especialmente no Distrito Federal, onde o setor tem uma importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social.”, afirmou Giovana Monte.
Um evento em restaurante do Pontão reuniu professores de direito e profissionais da área para uma troca de experiências e confraternização. Organizado pelo professor Fernando Martins, o encontro teve como destaque a presença do advogado criminalista Cléber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF. Com um histórico de 15 anos lecionando direito, Cléber reencontrou antigos colegas de magistério e se emocionou ao rever jovens professores que foram seus alunos. “Encontrei aqui hoje, para a minha alegria, dois professores que foram meus alunos na graduação. Este é um momento muito especial, pois conversar com professores é sempre prazeroso e enriquecedor. As experiências do magistério são fundamentais, não só para a educação, mas também para a prática da advocacia em geral”, comentou Lopes.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…