Ouça trechos da conversa em que Liliane e Estevão falam sobre a bancada evangélica e a Igreja Católica

Compartilhe

Entre as inconfidências e revelações feitas pelo ex-senador Luiz Estevão nas conversas gravadas pela deputada Liliane Roriz (PTB), uma menção à Câmara Legislativa chama a atenção. O empresário fala da “bancada da fatura”, que seria composta pelos distritais Cristiano Araújo (PSD), Rafael Prudente (PMDB) e Robério Negreiros (PSDB). As famílias dos três parlamentares têm empresas que atuam nos setores de segurança e conservação e mantêm contratos milionários com o governo local.

A menção à chamada bancada da fatura foi feita quando Liliane Roriz, Valério Neves e Luiz Estevão falavam sobre o crescimento do número de parlamentares evangélicos. “O que esses evangélicos fizeram? Arrasaram quarteirão, levaram tudo”, comentou Liliane Roriz. “Católica que sou, você sabe muito bem disso, pergunta se a Igreja Católica pede voto?”, questiona a parlamentar.
Ela afirma aos interlocutores que, naquele dia, havia encontrado o arcebispo Dom Sérgio da Rocha na Câmara. “Eu falei para ele: ‘pois é, Dom Sérgio, se o senhor quiser contar com alguém aqui, é tudo evangélico. Não vai arrumar dinheiro para o senhor fazer emenda para (a festa de) Nossa Senhora Aparecida. O senhor tem que contar comigo, com a Luzia de Paula’. Mas a Igreja Católica não se manifesta. É uma postura errada”, criticou Liliane Roriz. Luiz Estevão emendou a conversa. “Eles não se mobilizam, parece que têm vergonha”, disse o empresário, que comentou sobre a força da bancada evangélica. “São seis, um quarto da Câmara. Não é brincadeira, não. Aí você pega a bancada da fatura, são mais três”.
Além de mencionar Cristiano Araújo, Robério Negreiros e Prudente, Luiz Estevão cita outro nome. “Ainda tinha a 25ª deputada, que era a Eliana Pedrosa. Já estava tudo acertado”, comenta o ex-senador. “E ela não sai de lá”, comenta Liliane. Estevão afirma que a ex-distrital, cuja família é dona da empresa Dinâmica, “vai voltar com força em 2018”. “Ela é inteligente, tem base, não é um jabá da vida”, acrescentou. A firma da ex-parlamentar recebeu mais de R$ 332 milhões do governo desde 2009.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Rodovalho pode ser o líder espiritual de Bolsonaro na prisão

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Bispo Robson Rodovalho pode ser um…

9 horas atrás
  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

4 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás