Por Ana Maria Campos — Representantes dos partidos de oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) fizeram uma primeira reunião ontem na Câmara Legislativa. Foi um encontro preparatório para o seminário marcado para 4 de dezembro, quando as estratégias e focos serão definidos. Do encontro de ontem participaram integrantes do PSB, PSol, PT, PCdoB e PV. A ideia é convidar também o PDT, partido da senadora Leila Barros. “Definimos que faremos um seminário em conjunto, agora, no dia 4 de dezembro, sobre os projetos de privatização de Ibaneis e construiremos um Fórum Permanente dos Partidos de Oposição”, explica o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias.
————
Professores superendividados preparam manifestação no BRB
O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) prepara para hoje, às 9h, uma manifestação da categoria em frente à sede do BRB. Os professores querem chamar a atenção para a situação de superendividamento de vários integrantes da carreira e vão cobrar medidas para resolver a situação.
————
Ibaneis ganha camisa do Planaltina e promete revitalizar estádio
Não chega a ser uma virada de casaca. Mas o flamenguista Ibaneis Rocha (MDB) ganhou ontem a camisa do uniforme do Planaltina Esporte Clube. O presente partiu do deputado Pepa (PP). O governador falou de seu compromisso com a revitalização do Estádio Adonir Guimarães e com a reabertura do espaço. Entregue à população em agosto de 1978, o estádio foi palco da última partida do ponta-direita Mané Garrincha, em jogo beneficente, realizado em 1982, em prol do jogador.
————
Posse concorrida
O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai hoje à cerimônia de posse do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, na Caixa Cultural. Meio mundo político passará por lá.
————
2 x 1
A senadora Leila Barros (PDT-DF) foi a única integrante da bancada do DF no Senado a votar a favor da reforma tributária, no primeiro turno. Damares Alves (Republicanos-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF) foram contra. O placar, na votação em primeiro turno, foi 53 sim e 24 não.
“Há mais de 40 anos, o país aguarda por uma reforma que promova segurança jurídica, transparência e estimule a competitividade. É uma questão de responsabilidade com o Brasil e seu futuro. A complexidade do sistema tributário atual, com mais de 222 mil normas de tributação, cria barreiras para o crescimento e a inovação. Essa reforma tributária vai simplificar e modernizar o Brasil, garantindo um ambiente de negócios mais favorável”, ponderou Leila.
————
Segurança jurídica
Hoje, o Lide recebe o ministro Ives Gandra Martins Filho, do TST. O tema do almoço-debate, organizado pelo empresário Paulo Octávio, é: “segurança jurídica nas relações trabalhistas”.
————
Câmara agradece Omar Aziz
O senador Omar Aziz (PSD-AM) virou personagem benquisto no Distrito Federal depois de impedir a redução de verbas para saúde, segurança e educação, com um relatório a favor da manutenção do Fundo Constitucional do DF, no projeto do arcabouço fiscal. Há um mês, Aziz foi o convidado de honra do almoço-debate do Lide, coordenado pelo empresário Paulo Octávio. Ontem, o senador recebeu o título de cidadão honorário de Brasília, em solenidade na Câmara Legislativa.
A iniciativa partiu dos deputados Jorge Vianna (PSD) e Robério Negreiros (PSD). Em nome do GDF, o secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, disse que os moradores do DF têm uma dívida de gratidão com Omar Aziz pela coragem de fazer o enfrentamento na defesa do FCDF. “Brasília toda lhe é grata”, reiterou o presidente do PSD em Brasília, Paulo Octávio. Vários parlamentares do Amazonas acompanharam a solenidade.
————
Homenagem à música
Nascido na capital, o músico Alexandre Carlo, vocalista da banda Natiruts, deve ser homenageado com o título de Cidadão Benemérito de Brasília. A honraria foi proposta pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), por meio do projeto de decreto legislativo. Segundo Ricardo Vale, a proposta é o reconhecimento a um dos muitos talentos da capital federal.
Na justificativa do projeto, o deputado chama a atenção para a obra de Alexandre que vai da crítica social, com o enfrentamento ao racismo, ao aspecto bucólico de Brasília, cantando as belezas do Lago Paranoá. Em 2021, a banda conseguiu, com a música “Lágrimas de Alegria”, a indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. Além disso, em 2016, ganhou o DVD de Ouro pelo álbum Natiruts Reggae Brasil. Em 2013 foi indicada ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo.