Jogo definido, hoje, na eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. Rafael Prudente (MDB) saíra vitorioso, e o adversário, Reginaldo Veras (PDT), deve ter apenas dois votos, o próprio e o do candidato a vice-presidente, Leandro Grass (Rede).
A articulação da dupla começou em uma jogada com o Centrão da Câmara Legislativa, liderado pelo deputado Eduardo Pedrosa (PTC). Ele, no entanto, desistiu de partir para a disputa e retirou o time de campo. Enxergou a goleada.
Nesta batalha, a oposição a Ibaneis Rocha (MDB) foi fundamental. Os petistas Arlete Sampaio e Chico Vigilante acertaram a Presidência de duas comissões, a de Educação e Saúde e a de Direitos do Consumidor. Fábio Félix (PSol) também embarcou nessa onda. Fica com a Presidência da Comissão de Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar.
O Conselho Federal da OAB aprovou uma resolução que institui cota de 30% para negros nas eleições da entidade. Vale inclusive, para as subseções. Também foi aprovada a paridade de gênero nos conselhos das OABs.
A decisão já vale para as eleições do próximo ano. A bancada do DF, composta pelos conselheiros Daniela Teixeira, Francisco Caputo, Rodrigo Badaró, Raquel Cândido, Ticiano Figueiredo e Vilson Vedana, estava fechada a favor da nova regra.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, encaminhou e, também, foi aprovada “Ad Referendum” a possibilidade de realização de eleições on-line por seccionais que assim desejarem e se viabilizarem para tanto.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) iniciou uma análise sobre o que é censura nas redes sociais. Por meio de um inquérito civil público, o promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski vai investigar se houve cerceamento da liberdade de expressão e de informação com o bloqueio, pelo Facebook, de uma postagem sobre um medicamento para tratamento da covid-19.
A postagem era a reprodução de vídeo do virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro Davis Ferreira, que afirmava que um determinado medicamento seria eficaz como antiviral de amplo espectro, inclusive contra a covid-19.
Para o Facebook, a publicação da médica vai contra os padrões da comunidade, que não permitem informações falsas sobre a covid-19. Mas, quem sabe o que é totalmente certo se tudo é tão novo nesse tema? Esse é o ponto sob avaliação do promotor que atua na 1ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon).
Amanhã, a partir de 11h, o ministro Gilmar Mendes (foto), do STF, e o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann vão debater — por videoconferência no Webinar, o tema Segurança Pública e Cidadania: uma perspectiva nacional e de integração sul-americana.
Também participarão da discussão o coordenador do programa de Mestrado em Direito do IDP, João Paulo Bachur; e o diretor e chefe de Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Raphael Callou.
Em um momento em que cresce o número de assaltos cinematográficos, com alto poder de fogo, como o que ocorreu recentemente em Santa Catarina, o debate é uma oportunidade para buscar caminhos. Inscrições gratuitas no site do IDP.
Em mensagem a amigos, o secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, contou que testou positivo para covid-19. Ex-chefe da Casa Civil do governo Rollemberg, ele descreveu os sintomas: “Uma dor de cabeça dilacerante, como eu nunca tinha sentido, dor de garganta, moleza e dor nas articulações”. E acrescentou: “Muito ruim. Além do medo que dá”. Não está fácil para ninguém.
Internado desde a semana passada na UTI, o coronel da reserva Rogério Leão começa a apresentar melhora significativa na infecção pulmonar decorrente da covid-19. Ele gravou um vídeo e mandou para amigos que torcem pela sua melhora. Mas está bem abatido com o que viu no hospital, alguns casos de quem entra e não consegue sair.
A propósito da nota, publicada domingo, sobre as possíveis mudanças na rotina do plenário com a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do DF, Paulo Tadeu, a assessoria da Corte afirma que cabe aos conselheiros-relatores pedir a inclusão dos processos nas pautas de julgamento.
Ao sancionar o projeto que estabelece um prazo de 30 dias para a apresentação de um plano distrital de imunização contra a covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deu duas demonstrações.
Como ele poderia vetar a proposta, ele decidiu prestigiar a proposta assinada por vários distritais e decidiu respeitar a data para a divulgação do plano de vacinação do DF, afinado com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
A Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), o Ministério do Turismo (MTur) e o Banco de Brasília (BRB) assinam hoje o credenciamento do BRB no Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A ação inédita possibilitará que empresas do turismo do DF tenham acesso a uma linha de crédito de R$ 521 milhões para investir em empreendimentos do setor.
O evento acontecerá às 10h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, e contará com a presença de autoridades e entidades representativas da cadeia turística. É a primeira vez que Brasília está credenciada.
A possibilidade de contar com o Fungetur permitirá aos empresários do turismo no acessar linhas de crédito com taxas menores que as praticadas no mercado, além da possibilidade de financiar, tanto capital de giro, quanto a aquisição de bens, máquinas e equipamentos turísticos, e realização de obras civis para implantação, modernização, ampliação e reforma.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…