RENATO ALVES E LUIZ CALCAGNO
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quinta-feira (6/10), a segunda fase da operação Mister Hyde. Agentes da segurança pública cumpriram sete mandados de condução coercitiva, e cinco de busca e apreensão. A ação combate um esquema de venda abusiva de próteses para pacientes. Médicos, empresários e diretores de hospitais particulares da capital chegaram a agravar o estado de saúde de vítimas, colocando-os em risco de morte, para obrigá-las a usar produtos de má qualidade vendidos a preços superfaturados.
A segunda fase investiga, dentre outros fatos, propinas pagas aos médicos em cirurgias com a utilização de órteses, próteses e materiais especiais (Opmes) comprados de empresas específicas, visando ganhos ilegais, além da lavagem de dinheiro feita pela organização Criminosa, e operações gerenciadas por hospitais. Entre os alvos está o Hospital Daher no Lago Sul.
A investigação é comandada pela Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários de Serviços de Saúde (ProVida) e pela 4ª Promotoria de Defesa da Saúde (4ª Prosus), em parceria com a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco). Promotores, delegados e agentes apuraram que o esquema tem como objetivo aumentar ganhos na realização de diversos tipos de procedimentos médicos ilícitos.
A Justiça autorizou a ação com base em provas que indicam a existência de uma organização criminosa para fraudar procedimentos médicos, com a indicação de cirurgias e equipamentos desnecessários, a colocação de órteses e próteses de qualidade inferior ou com data de validade vencida e preços superfaturados, mediante o recebimento de propinas por parte de cirurgiões, além de lavagem de dinheiro.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…