Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) iniciou a agenda do penúltimo dia de campanha, nesta sexta-feira (26/10), em Sobradinho I. Na caminhada, o socialista reforçou promessas para o transporte público, como a construção do BRT Norte, que ligará a cidade e Planaltina ao Plano Piloto, e a conclusão das obras do Trevo de Triagem Norte (TTN) e da Ligação Torto-Colorado. O chefe do Executivo local ainda voltou a alfinetar o adversário Ibaneis Rocha (MDB) pelo cancelamento da participação em debates.
Acompanhado pelo candidato à Vice-Governadoria Eduardo Brandão (PV) e pela senadora eleita Leila do Vôlei (PSB), Rollemberg promoveu o ato na Feira localizada em frente à Rodoviária em construção da região e ressaltou a importância das obras. “Fizemos 17 terminais no DF, sendo nove novos e oito reformados. A ligação deste ao BRT Norte, no futuro, está prevista. Com isso, as pessoas terão mais conforto, segurança e comodidade”, disse. A estimativa do socialista, se reeleito, é criar mais nove terminais de integração, como o da Asa Norte, e ampliar outros dois, sob o custo de R$ 70 milhões.
Em relação à finalização do complexo viário, o governador destacou que as obras beneficiarão cerca de 600 mil pessoas que transitam da região norte ao Plano Piloto diariamente. “São moradores de Sobradinho, Planaltina, Grande Colorado, Paranoá, Varjão e Lago Norte. Todos ganharão duas horas por dia, já que aqueles engarrafamentos enormes em horários de pico vão acabar. Ainda estamos fazendo mais duas pontes marginais à do Bragueto e vamos criar mais três pistas de cada lado, melhorando muito a mobilidade da região”, pontuou.
O candidato à reeleição relembrou também a promessa de ampliar o metrô, com a construção de duas estações em Samambaia, outras duas em Ceilândia e de uma na Asa Norte. Ao todo, as obras beneficiariam 1,6 milhão de pessoas e custariam R$ 700 milhões, provenientes da União.
Entre as entregas de santinhos e conversas com os feirantes locais, Rollemberg ainda prometeu regularizar todas as feiras do Distrito Federal. “Garantiremos o título definitivo. Faremos como a regulamentação dos condomínios, por meio da venda direta, descontando toda a valorização oriunda das benfeitorias feitas pelos próprios donos”, assegurou.
Na caminhada, o governador voltou a criticar o adversário Ibaneis Rocha pela ausência em debates — ontem, o emedebista cancelou a participação no confronto direto promovido pela TV Globo. “Não sei de quê ele tem tanto medo, o que quer esconder, o que não pode revelar para a população de Brasília”, alfinetou. E emendou: “Mas, certamente, a população está atenta ao candidato que despreza a democracia e o debate, mostrando, mais uma vez, seu perfil arrogante e o medo do contraditório”.
Apesar do desempenho desfavorável em pesquisas de opinião, com 26% dos votos válidos, contra 74% do adversário, segundo o Datafolha, Rollemberg disse estar “confiante”. “Vou votar às 8h, no domingo, porque já quero começar na frente, para que a gente tenha uma vitória que seja da população de Brasília”, adiantou.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…