Urna eletrônica. Ed Alves/CB/D.A. Press
No Distrito Federal, 42.042 eleitores deixaram de votar e também não justificaram a ausência às urnas nas três últimas eleições, incluindo cada um dos turnos de votação. O período corresponde ao segundo turno da eleição de 2020 e aos dois turnos da eleição de 2024.
Quem está nesta situação terá a sua inscrição junto à Justiça Eleitoral cancelada, caso não regularize a situação até 19 de maio. Ou seja, perderão o título de eleitor.
Como consequência, essas pessoas ficarão impedidas de obter direitos civis, como a emissão de identidade e de passaporte, de receber alguns benefícios sociais do governo federal, de se matricular em universidades públicas e de tomar posse em cargos públicos. Também ficarão impedidas de votar nas próximas eleições.
A regra não se aplica aos menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas analfabetas ou pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.
Os eleitores poderão consultar a sua situação eleitoral acessando www.tre-df.jus.br na opção Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral” ou procurando presencialmente um dos cartórios eleitorais do DF ou o posto do TRE-DF no Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto.
Ceilândia
A localidade com mais pessoas em situação irregular é a Ceilândia, que possui três cartórios eleitorais e um total de 8.654 eleitores com títulos possíveis de cancelamento.
Também há 75.504 eleitores residentes no exterior e que podem ter o título cancelado caso não regularizem até o prazo estipulado pelo TSE.
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…