Urna eletrônica. Ed Alves/CB/D.A. Press
No Distrito Federal, 42.042 eleitores deixaram de votar e também não justificaram a ausência às urnas nas três últimas eleições, incluindo cada um dos turnos de votação. O período corresponde ao segundo turno da eleição de 2020 e aos dois turnos da eleição de 2024.
Quem está nesta situação terá a sua inscrição junto à Justiça Eleitoral cancelada, caso não regularize a situação até 19 de maio. Ou seja, perderão o título de eleitor.
Como consequência, essas pessoas ficarão impedidas de obter direitos civis, como a emissão de identidade e de passaporte, de receber alguns benefícios sociais do governo federal, de se matricular em universidades públicas e de tomar posse em cargos públicos. Também ficarão impedidas de votar nas próximas eleições.
A regra não se aplica aos menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas analfabetas ou pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.
Os eleitores poderão consultar a sua situação eleitoral acessando www.tre-df.jus.br na opção Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – opção “Consultar situação eleitoral” ou procurando presencialmente um dos cartórios eleitorais do DF ou o posto do TRE-DF no Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto.
Ceilândia
A localidade com mais pessoas em situação irregular é a Ceilândia, que possui três cartórios eleitorais e um total de 8.654 eleitores com títulos possíveis de cancelamento.
Também há 75.504 eleitores residentes no exterior e que podem ter o título cancelado caso não regularizem até o prazo estipulado pelo TSE.
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…