Da Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux
Oscar Niemeyer e Burle Marx são as principais fontes de inspiração para o empreendimento de um edifício residencial no bairro Brickell, em Miami, que conquistou o primeiro certificado de Liderança em Energia e Design Ambiental nos Estados Unidos. O The Residences at 1428, comercializado no Brasil e na América Latina pela Elite International Realty, marca uma tendência na ascensão de edifícios não apenas requintados, mas sustentáveis. O projeto é da ACPV Architects, liderada pelo arquiteto italiano Antonio Citterio e pela arquiteta francesa Patricia Viel. Nesta entrevista, Citterio fala sobre a inspiração brasileira de Niemeyer e Burle Marx.
Como ocorreu o contato com as obras de Niemeyer e Burle Marx? Por que buscou inspiração na arquitetura brasileira?
Desde o início, o processo para The Residences at 1428 Brickell foi de profunda exploração, estudo meticuloso e criação apaixonada. Eu estava familiarizado com as obras de ícones como Niemeyer e Burle Marx, pois tenho acompanhado e estudado suas realizações por muitos anos. Suas filosofias se tornaram uma bússola orientadora para nossa narrativa de design. Niemeyer, celebrado por sua arquitetura modernista, enfatiza curvas e simplicidade, promovendo uma forma de modernismo que é ao mesmo tempo funcional e esteticamente agradável. O Congresso Nacional e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói mostram seu amor por formas orgânicas e fluidas e uma integração da arquitetura com a paisagem circundante. O trabalho de Burle Marx, como o calçadão da Praia de Copacabana, com seus icônicos mosaicos de calçadas, e os exuberantes e imersivos paisagismos do Parque do Flamengo, ilustra sua maestria em criar espaços que são ao mesmo tempo funcionais e esteticamente cativantes. A inspiração brotou de nossa profunda reverência pelo gênio dessas luminárias da arquitetura e design.
De que maneira as obras deles influenciaram o(s) projeto(s) que você desenvolveu?
Buscamos a inovação espiritual de Niemeyer e Marx, incorporando princípios arquitetônicos modernistas com uma profunda apreciação pelo ambiente natural. Essa mistura de influências visa criar um espaço de vida que não apenas esteja na vanguarda do design, mas também profundamente conectado ao patrimônio cultural e ambiental do Brasil, oferecendo aos moradores uma experiência única e imersiva que reflete o gênio desses dois ícones.
Como se dá a integração entre arquitetura e paisagismo?
A influência de Niemeyer é evidente nas linhas elegantes e modernas do edifício e no uso de curvas que ecoam a fluidez e o dinamismo de seu estilo. O legado de Marx na arquitetura paisagística também está contemplado.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…