IMG_9565 (1) Kleber Sales

Nascidos no mesmo dia em anos de chumbo da ditadura, Zanin e Toffoli se alinham em defesa da democracia

Publicado em Eixo Capital, Notícias

Por Ana Dubeux — Neste feriado, podia falar de notícias tristes, do calor que nos sufoca, da política perversa, de guerras. Mas escolho te contar histórias de incentivo para que tenhamos alguma leveza neste dia a dia tão atribulado.

O Correio vai retomar a tradição de presentear os leitores com a capa do jornal na data de nascimento da pessoa. Hoje, feriado da proclamação da República, dois ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli e Cristiano Zanin fazem aniversário. As capas (vejam imagem) da data que eles nasceram mostram o Brasil em ebulição nos difíceis anos de chumbo da ditadura. Toffoli nasceu em Marília, em 1967, e Zanin nasceu em Piracicaba, em 1975. Um de linha mais liberal e outro de postura mais conservadora, ambos são defensores intransigentes da democracia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

————–

Alunas de escolas públicas são selecionadas para intercâmbio nos EUA

As estudantes Ana Melissa Moraes, 16 anos, e Gabriela Pinheiros Gonçalves, 17, vão representar o Distrito Federal no programa de intercâmbio Jovens Embaixadores 2024. A iniciativa é promovida pela Embaixada dos EUA no Brasil e vai acontecer entre janeiro e fevereiro. As alunas, selecionadas por seu perfil de liderança e trabalho voluntário, participarão de oficinas e encontros com autoridades, além de viverem por um tempo com uma família local.

————–

Incentivo às mulheres da periferia

A Embaixada da China, generosamente, acolheu o apelo da Ação Social Caminheiros de Antônio de Pádua (AscapBsB) e doou grande parte do material de construção, destinada à edificação de um galpão. A instituição, há 29 anos, instalada no Setor O de Ceilândia, tem recorrido às autoridades e aos parlamentares locais para executar a obra, visando acolher e capacitar mulheres da periferia em situação de vulnerabilidade socieconômia, residentes na borda de Ceilândia, Sol Nascente e adjacências. Em carta ao embaixador Zhu Qingqiao, a diretoria externou a sua gratidão à representação diplomática da China. No início deste ano, a instituição concluiu a formação de 113 costureira e de 42 terapeutas comunitários integrativos.

————–

Mais aleitamentos

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) recebeu, este ano, o recredenciamento como Hospital Amigo da Criança. A unidade de saúde, ligada à UnB e administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem o título desde 1999. A avaliação é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Na capital, as autoavaliações anuais são feitas por uma comissão formada por 13 profissionais de diversas especialidades do hospital. A mesma comissão realiza treinamentos com a equipe. Um dos objetivos é incentivar o aleitamento materno exclusivo e a assistência humanizada, prerrogativas do programa.

————–

Lazer ampliado

Os amantes dos esportes e das atividades ao ar livre podem ter mais tempo para desfrutar o Eixão do Lazer. Passou na Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa o projeto de lei que amplia o horário do Eixão do Lazer até as 19h e inclui os feriados locais na agenda. A proposta é do distrital Gabriel Magno (PT) e recebeu parecer favorável do também petista Ricardo Vale. Para se tornar realidade, falta ainda a análise de duas comissões e votação em plenário.

————–

Referência em liderança feminina

A cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Sandra Costa, foi um dos nomes de destaque nos debates da WEConnect International Latin America & Caribbean Conference. O evento é realizado pela rede global WEConnect International, que reúne empresas controladas e gerenciadas por mulheres para conectá-las a oportunidades de negócios com multinacionais em mais de 100 países.

————–

Dica de leitura para o Dia da Consciência Negra, que será comemorado em 20 de novembro: Pequeno manual antirracista, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro. Na obra, a autora garante que o rompimento com o racismo deve ocorrer no dia a dia.

————–
Bastidores do 8/01

Araraquara que virou Brasília provisoriamente no 8 de janeiro, já que do gabinete do prefeito o presidente Lula lidou com a invasão às sedes dos Três Poderes, é destaque no livro de Edinho Silva. Obra escrita por um dos mais próximos assessores de Lula será lançada em Brasília, em 21/11, na Villa Rizza Buffet.

————–

Dança das cadeiras

Ministro do STJ Raul Araújo toma posse no próximo dia 21 como corregedor-geral eleitoral. Ele assume o lugar do ministro Benedito Gonçalves, que deixou o cargo no último dia 9. O corregedor é o relator das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

————–

Educação para equidade racial

> O papel da educação no combate ao racismo, a responsabilidade na transformação dos valores e a promoção da diversidade no ambiente corporativo são alguns dos temas que estarão em primeiro plano no o 3ºFórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2023, a ser realizado, em 16 e 17 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Durante o encontro, estarão reunidos líderes de grandes empresas, bem como autoridades, personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal.

> O Fórum é um evento que integra a Virada da Consciência, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, que está em sua 6ª edição, e reúne diversas atividades e ações voltadas no combate ao racismo e a discriminação, com programação que busca valorizar a cultura negra em diferentes frentes. O Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial conta com a participação de 80 empresas e organizações apoiadoras que, juntas, somam um faturamento de R$ 1,3 trilhão e empregam mais de 4 milhões de pessoas no país.