Leo Bijos
Leo Bijos Barbara Cabral/ Esp.CB/DA.Press Leo Bijos

“Não vejo Ibaneis fazendo governo por troca de cargos ou politicagem”, diz pedetista após ser exonerado de secretaria

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas
À QUEIMA-ROUPA

Léo Bijos, Vice-presidente do PDT-DF e ex-secretário de Juventude do DF

Sai da Secretaria de Juventude rompido com Ibaneis?

Se tem algo que aprendi na política é que, em alguns momentos, temos que ser maiores do que nós mesmos, como é participar de um projeto. Sou muito grato ao governo Ibaneis Rocha por criar uma Secretaria de Estado de Juventude, a primeira e única do Brasil, e me convidar para esta missão. Esse gesto não foi para o Bijos, foi para os 800 mil jovens entre 15 e 29 anos do DF. Fizemos diversas entregas, mais de 80 ações, duas praças, revitalização de espaços públicos, regulamentação do Jovem Candango, Aprova+, Partiu Futuro, são mais de 80 mil jovens atendidos e cerca de 10 mil empregados.

Foi uma retaliação à atuação crítica ao governo do deputado distrital Reginaldo Veras, do seu partido?

Não vejo dessa forma. O cargo é de natureza política e de livre escolha do governador. Não vejo Ibaneis fazendo governo por troca de cargos ou politicagem. Vejo com muito trabalho e racionalidade.

Como fica a situação do deputado Cláudio Abrantes na liderança do governo?

Essa é uma escolha do governo.

O PDT é base ou oposição?

O PDT é maior do que eu que sou o vice-presidente. É maior do que qualquer filiado ou parlamentar. Temos uma história de compromisso com a democracia e com o campo popular. Nosso papel é interromper toda tragédia moral, social e ética que a política atravessa, e em um momento ao qual estamos vivendo é hora de buscar uma solução para o Brasil e para o DF. Gerar emprego e renda, reduzir a desigualdade, resgatar a auto-estima da população que está machucada, que olha para o cenário político e não vê esperança nem credibilidade, e quem estiver disposto a isso terá nossa solidariedade e ajuda, seja dentro ou fora de qualquer cargo público.