Ibaneis e Paco
Ibaneis e Paco Marcelo Ferreira/CB/D.A Press Ibaneis e Paco

Disputa silenciosa para vice de Ibaneis na reeleição movimenta bastidores do GDF

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Sem uma oposição organizada e nomes fortes em construção para a próxima corrida ao Palácio do Buriti, há, nos bastidores, uma disputa silenciosa pela cadeira número dois, a de vice na chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB) à reeleição.

A lista de potenciais candidatos é grande, a começar pelo próprio atual vice, Paco Brito (Avante). Há outros possíveis, como os secretários de Governo, José Humberto Pires, de Economia, André Clemente, e as deputadas Celina Leão (PP-DF) e Flávia Arruda (PL-DF).

Na cara do gol

A história do DF registra a dificuldade que um governador tem em emplacar um nome de sua preferência para a presidência da Câmara Legislativa nos últimos dois anos do mandato desde o último governo de Roriz. Ele queria ver no comando o então deputado Pedro Passos. Fábio Barcellos ganhou a eleição, numa articulação liderada por Eliana Pedrosa.

José Roberto Arruda queria Eurides Brito. Deu Leonardo Prudente. Rodrigo Rollemberg fez tudo ao alcance pela vitória de Agaciel Maia e Joe Valle levou. Agora, Ibaneis Rocha tem grande possibilidade de ver na Presidência, novamente, Rafael Prudente. Cenário positivo para uma tranquilidade no próximo biênio.

Acomodação de espaços

Apesar da saída do vice-presidente regional do PDT, Leo Bijos, da Secretaria de Juventude do DF, o partido está de bem com o governador Ibaneis Rocha (MDB). É o que garante o líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (foto) (PDT). A legenda tem indicações nas administrações regionais de Planaltina e Lago Norte. “Creio que a saída do Léo foi um movimento político natural na acomodação de espaços”, disse Abrantes.

Galeria dos Estados será repaginada

A Galeria dos Estados pode voltar a ser um espaço de vivência entre os brasilienses e se transformar em um novo atrativo turístico. Uma mudança no espaço está sendo alinhada pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o administrador da região central de Brasília, Josué Martins. Mais do que a reforma estrutural e o retorno dos comerciantes, a proposta de revitalização da Galeria dos Estados vai ganhar nova roupagem e eventos periódicos para atrair os moradores e turistas que visitam a capital federal.

Mandou bem

Decisão da Justiça obriga as empresas do transporte público do DF a higienizar o interior dos veículos sempre que chegarem ao terminal e realizar limpeza externa pelo menos uma vez ao dia, sob pena de multa de
R$ 5 mil por ônibus.

Mandou mal

Brasil chegou à marca das 100 mil mortes por covid-19 e mais de 3 milhões contaminados, sem que se tenha até o momento uma solução para barrar esse cenário desolador, apesar de a esperança de uma vacina proteger as pessoas do coronavírus.

A pergunta

que não quer calar Tem riqueza maior do que poder abraçar o pai hoje?

Buraco

sem fundo Tem deputado distrital com mais de 30 cargos no governo achando que precisa ampliar o espaço no poder.

Nas mãos do STF

O advogado Luis Felipe Belmonte (foto), alvo de investigação no STF como suspeito de financiar ações antidemocráticas, pode complicar os planos do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) de chegar ao Palácio do Buriti. Suplente de Izalci, o vice-presidente do Aliança, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de operação policial autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. A campanha de Izalci pode ser prejudicada a depender do resultado dessa investigação, uma vez que sua vitória garante um mandato a Belmonte.

Só papos

“Lamento todas as mortes. Ta chegando em 100 mil talvez hoje (…) mas vamos tocar a vida e buscar uma maneira de se safar disso aí”

Presidente Jair Bolsonaro

“Hoje, o país deve atingir a trágica marca de 100 mil mortes por coronavírus. E tudo o que Bolsonaro tem a dizer aos brasileiros é que temos que ‘tocar a vida’. Um genocida convicto!”

Deputado distrital Fábio Félix (PSol)