Na queda de braço com Filippelli, Jucá dá primeira vitória a Ibaneis

Compartilhe
ANA MARIA CAMPOS

Na disputa pelo comando do MDB/DF, o atual presidente, Tadeu Filippelli, teve hoje (29/04) a sua primeira derrota. O presidente nacional do partido, Romero Jucá, atendendo pedido do governador Ibaneis Rocha e do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, suspendeu a convenção regional da legenda que deveria ocorrer na próxima segunda-feira (06/05). Esse é o primeiro passo para a dissolução do diretório do MDB/DF, para que um novo grupo assuma o poder.

Na decisão, Jucá ressalta que a medida é uma solução cautelar para que seja possível chegar a um acordo que contemple as partes envolvidas. “Destaco que se trata de decisão meramente acautelatória e que tem como objetivo zelar pela sobrevivência do partido e, principalmente, buscar por um consenso interno, evitando, inclusive, se for o caso, o processamento do pedido de dissolução do MDB/DF”, registrou Jucá.

O processo será agora distribuído para análise da executiva nacional do MDB, onde será designado um relator. Ao pedir a intervenção no partido, Ibaneis e Prudente sustentam que o partido perdeu projeção e capilaridade no Distrito Federal e precisa de renovação. Jucá concordou com a análise: “É notório que o MDB perdeu espaço no Distrito Federal. Os candidatos escolhidos pela atual direção para receber recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha não tiveram bom desempenho eleitoral, sendo certo que as eleições do governador e do presidente da Câmara independeram da atuação da direção atual do MDB/DF, em especial porque foram financiadas com recursos próprios”.

Para Jucá, que não se reelegeu senador, a política “tem passado por um processo de reflexão”. E acrescentou: “Essa oxigenação, com o ingresso de novos filiados e de outsiders da política  é salutar e imprescindível para a renovação dos partidos”.

Ibaneis pretende buscar o acordo com Filippelli para evitar uma decisão drástica. Os dois devem se encontrar hoje para tratar do assunto. O governador vai propor que Rafael Prudente assuma a Presidência do MDB/DF e Ericka Filippelli, secretária da Mulher do GDF e nora de Filippelli, seja a vice-presidente. “Um acordo ajuda para que possamos caminhar unidos”, disse Ibaneis.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

5 dias atrás